SpaceX faz foguete voltar do espaço e pousar em navio; veja

Na sexta-feira, um foguete da SpaceX conseguiu, pela primeira vez, realizar um pouso em um navio. Trata-se de um objetivo que a empresa vinha buscando há bastante tempo, e o qual ela já havia tentado outras quatro vezes sem sucesso.

O foguete em questão se chama Falcon 9, e foi usado para levar a aeronave de carga Dragon até a órbita. A Dragon levava suprimentos e uma casa inflável (para testes) para a Estação Espacial Internacional. Após levar a Dragon, o Falcon 9 conseguiu voltar à superfície terrestre e pousar num navio autônomo chamado Of Course I Still Love You (É claro que eu ainda te amo) no oceano Atlântico. A empresa anunciou o sucesso de seus planos no Twitter:


Para a SpaceX, trata-se de um momento histórico. Um dos principais objetivos da empresa é criar foguetes que possam ser reutilizados em múltiplas viagens (geralmente, os foguetes usados pela NASA só rendem uma viagem). Com a conquista, a SpaceX já conseguiu trazer foguetes de volta, tanto para pousos no mar quanto em terra firme. Toda a trajetória do Falcon 9 foi filmada pela empresa, e pode ser vista no vídeo abaixo. O momento do pouso acontece por volta dos 27'20:




A NASA também comemorou a conquista da SpaceX pelo Twitter. Como a criação de foguetes capazes de voltar intactos de uma viagem ao espaço também é de interesse da agência espacial, a realização da empresa é importante para eles também:


Segundo o Daily Dot, a área de pouso da Of course i still Love You era de apenas cerca de 76 por 45 metros (cerca de dois terços da área de um campo de futebol). Quando se considera que esse é o espaço para que um foguete que chegou até o espaço levando uma nave espacial pouco, é um tamanho bastante reduzido.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ