Starlink

Starlink já perdeu três dos 60 satélites que enviou

Bruna Lima, editado por Roseli Andrion 01/07/2019 13h07
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A rede de internet elaborada pela SpaceX, de Elon Musk, foi lançada há pouco mais de um mês e tem o lixo espacial como uma de suas preocupações

Faz mais de um mês que a SpaceX lançou seu primeiro lote de 60 satélites Starlink e todos, exceto três deles, parecem funcionar como planejado. O trio não-comunicativo continuará a orbitar a Terra por um tempo, mas eventualmente será puxado em direção a nosso planeta pela gravidade e vão se queimar na atmosfera. Espera-se que os satélites durem cinco anos antes de mergulharem na atmosfera.


Todos foram posicionados com sucesso na órbita da Terra após um curto voo a bordo de um foguete, mas recentemente um porta-voz admitiu que o controle da missão perdeu contato com alguns deles. "Três satélites inicialmente se comunicaram com o solo, mas não estão mais em serviço", conta.

Dos satélites enviados, 45 aumentaram de altitude com propulsores próprios e atingiram as órbitas finais pretendidas (de até 550Km). Cinco deles ainda estão no meio desse processo e outros cinco passam por verificações de sistemas adicionais antes de fazê-lo. Dois foram intencionalmente enviados para serem derrubados na atmosfera do planeta, pois foram enviados apenas para testes.

Eventualmente, a SpaceX espera colocar uma constelação de quase 12 mil satélites em órbita. Não há garantia de que a empresa desfrutará de taxas de sucesso semelhantes ou melhores. Uma taxa de falha semelhante ainda afetaria centenas de satélites, o que pode resultar no aumento do lixo espacial, uma preocupação atual. 

Se tudo correr como planejado, os usuários de internet em todo o mundo poderão ter acesso a velocidades 40 vezes mais altas, não importa onde morem. Quanto o serviço custará ainda não foi revelado, mas o CEO da empresa, Elon Musk, informa que pretende oferecer preços baixos.  

Via: The Verge / Engadget

spaceX elon musk Starlink
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você