Astranis - Satélite

Startup vai usar foguete Falcon 9 para lançar satélite de internet

Luiza Tozzato, editado por Liliane Nakagawa 26/08/2019 21h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Objetivo da Astranis é expandir o acesso à internet em banda larga via satélite a lugares remotos; Alasca deve ser o primeiro a receber a tecnologia da empresa

A startup Astranis vai lançar seu primeiro satélite de telecomunicações comercial a bordo do foguete Falcon 9. Com isso, eles esperam atingir o mercado de pessoas que atualmente não têm acesso à internet em banda larga. O prazo de lançamento atualmente está definido para algum momento a partir do quarto trimestre de 2020. 


Segundo a empresa, o fato de seus satélites serem menores, menos complexos e mais econômicos, está atraindo a atenção de possíveis operadoras e parceiros provedores de conectividade, como a Pacific Dataport, responsável por expandir o acesso de banda larga via satélite no Alasca.

Esse será o objetivo do primeiro lançamento da Astranis com a SpaceX, entregar um único satélite à órbita geoestacionária para adicionar mais de 7,5 Gbps de capacidade à rede do provedor de internet no Alasca, triplicando sua eficácia e reduzindo os custos “até três vezes”, explicou a startup.

Esta não é a primeira vez que a Astranis envia um satélite ao espaço. Em 2018, uma demostração foi realizada para mostrar que a tecnologia poderia funcionar como anunciada. Diferentemente de outras empresas do ramo que oferecem conectividade por satélite - incluindo o projeto Starlink, da SpaceX - a Astranis se concentra na construção de satélites que permanecem em uma posição orbital fixa em relação à área no terreno em que prestam serviços. Enquanto que as suas concorrentes usam uma constelação de satélites de baixa órbita, as quais oferecem internet porque um ou mais aparelho está na área de cobertura, transferindo conexão entre eles.  

Fonte: TechCrunch

Internet Banda Larga Satélites espaço foguete foguete spaceX Banda larga falcon 9 space x navegação por satélite
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você