Stephen Hawking e bilionário russo querem construir 1ª espaçonave interestelar

No ano passado, o astrofísico inglês Stephen Hawking e o empreendedor russo Yuri Milner anunciaram um projeto de US$ 100 milhões voltado para a busca de vida inteligente fora da Terra. Nesta terça-feira, 12, eles revelaram mais um ambicioso plano: construir uma nave espacial capaz de alcançar outras estrelas.

Chamado de Breakthrough Starshot, o programa de pesquisa em engenharia vai levantar outros US$ 100 milhões para derrubar os obstáculos que impedem a realização de viagens interestelares. O primeiro passo da iniciativa é construir veículos microscópicos movidos a propulsão luminosa que possam atingir até 20% da velocidade da luz e chegar ao sistema solar mais próximo em menos de 20 anos.

As naves, porém, não serviriam para levar seres humanos, mas sim pequenos dispositivos de coleta de dados, como câmeras e outros sensores, para inspecionar planetas fora do nosso sistema solar. O desafio, por enquanto, é encontrar maneiras de disparar esses veículos no espaço e ainda manter contato com eles durante a viagem.

"O conceito da iniciativa Breakthrough é baseado em tecnologia que já está disponível ou que será disponibilizada em um futuro próximo", disse Milner durante o anúncio. "É apenas desafiando a nós mesmos que seremos capazes de descobrir se nós, como os pioneiros que vieram antes, temos a habilidade e a ambição para termos sucesso."

Via Gizmodo

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ