Oumuamua

Surge uma nova teoria sobre o asteroide Oumuama. E ela não envolve alienígenas

Henrique Freitas, editado por Rui Maciel 13/03/2019 15h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Corpo espacial foi detectado pela Nasa em 2017, mas desapareceu rapidamente. Dúvidas sobre a sua origem e o seu comportamento persistem até hoje

Você lembra do Oumuamua? Essa rocha espacial, com formato semelhante a um enorme charuto, apareceu subitamente no nosso sistema solar em 2017 e até hoje essa história segue com mais perguntas do que respostas. Os cientistas acreditam ser a primeira detecção de um objeto interestelar na nossa vizinhança e ainda buscam uma explicação para sua origem e sua atividade. Mas uma nova teoria de estudantes de Yale e da Caltech se propõe a responder uma dessas questões.


No início, os debates tratavam de caracterizá-lo como um asteroide ou um cometa. Depois, surgiu uma polêmica, que persiste até hoje, sobre o motivo do Oumuamua aparentemente acelerar e voltar para o espaço, depois de girar em torno do Sol. Esse último ponto é contemplado no artigo, que pinta o próprio Sol como culpado pelo movimento estranho.

Os pós-graduandos de Yale e da Caltech propõem que o Oumuamua acelerou devido aos efeitos dos raios solares em seu lado exposto. O objeto foi observado caindo pelo espaço, e os pesquisadores acreditam na possibilidade da luz ter sido suficiente para fazer com que um jato de vapor d'água se desenvolvesse em sua superfície. Enquanto a rocha descrevia uma queda, os lados atingidos pelos raios solares podem ter continuado a expelir vapor de água, empurrando-a para velocidades cada vez mais altas.

Alguns astrônomos propuseram que o objeto seria, na verdade, algum tipo de nave extraterrestre, ou talvez apenas parte de uma. Eles explicam que o seu comportamento estranho se deu pelo fato de estar equipado com algum tipo de tecnologia de propulsão. Porém, de acordo com os próprios autores, a hipótese continha muitas buracos.

No momento, é impossível confirmar se esta nova teoria ou qualquer outra sobre o curioso asteroide tem sustentação. O Oumuamua surgiu de repente e foi embora com a mesma rapidez, dando aos cientistas muito pouco tempo para procurar por pistas da sua atividade. Ainda assim, o estudo inédito ao menos parece um pouco mais plausível que um envolvimento alienígena.

Nasa espaço Asteroide
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você