Teclado do Android pode responder mensagens do WhatsApp por você; veja como

Após lançar um aplicativo experimental que responde as suas mensagens do WhatsApp para você, o Google resolveu testar essa funcionalidade em outro app: o Gboard, que é o teclado padrão do Android em vários celulares. O recurso proporciona respostas rápidas a apps de mensagens, incluindo também Messenger, Telegram e o Android Mensagens.

A novidade, encontrada por usuários no fórum XDA-Developers, faz com que o teclado do Android solicite acesso às notificações do usuário. A partir daí, o app passa a reconhecer o conteúdo das mensagens que você recebe e pode sugerir respostas rápidas com base no que foi recebido.

A função ainda está em fase de testes, então apenas alguns usuários estão recebendo acesso. Aqueles que relataram a situação contam que o Gboard sugeriu o acesso a essas respostas automáticas quando tentaram responder a alguma mensagem a partir das notificações, como mostra a captura abaixo.

Reprodução

A expectativa pelo recurso já existe desde janeiro, quando o site 9to5Google encontrou referências a ela no código do Gboard. Na ocasião, foi descoberto que, nos serviços do próprio Google, como o Allo e Hangouts, o aplicativo simplesmente lê o que você recebe e interpreta a mensagem, gerando algumas sugestões de respostas curtas e eficientes. Nos outros apps, como WhatsApp e Messenger é necessário recorrer à leitura das notificações.

Reprodução

Agora é esperar para que o recurso seja liberado de forma oficial, o que não se sabe quando vai acontecer. Para quem quiser ter um gostinho de como é a funcionalidade, é possível instalar o aplicativo Reply, do Google, criado especificamente para essa tarefa, que, por enquanto, só está disponível para brasileiros como APK.

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ