Temperatura no Vale da Morte, nos EUA, chega a 54 ºC e bate recorde

Se confirmada esta seria a terceira, talvez a segunda, temperatura mais alta já registrada na superfície da Terra

Rafael Rigues 18/08/2020 09h08
Temperatura
A A A

Na manhã deste domingo (16) foi registrada no Vale da Morte, na Califórnia, uma das maiores temperaturas na superfície da Terra de que se tem conhecimento: 54 ºC (130 ºF) em um local chamado "Córrego da Fornalha" (Furnace Creek).


Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, o registro foi feito às 15h41 (horário local). Se validado, esta seria a maior temperatura já registrada no mês de agosto na região. "Tudo o que vi até agora indica que esta é uma observação legítima", diz Randy Cerveny, líder da equipe de extremos meteorológicos da Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês), em um e-mail à MSN.

"Estou recomendando que a WMO aceite a observação de forma preliminar. Nas próximas semanas iremos examiná-la em detalhe, junto com o Comitê Nacional para Extremos Climáticos dos EUA, usando uma de nossas equipes internacionais de avaliação", afirmou.

A temperatura mais alta na superfície da Terra também foi registrada no Vale da Morte, em 10 de julho de 1913, quando chegou a 56 ºC. Mas este número vem sendo questionado, com um estudo considerando que era "meteorologicamente impossível" dadas as condições no momento. A segunda temperatura mais alta foi registrada em Kebili, na Tunísia, em 7 de julho de 1931: 55 ºC.

O Vale da Morte é uma depressão quase 200 metros abaixo do nível do mar, e o local mais seco e quente nos EUA. Em 2018 a temperatura média no mês de julho foi de 42 ºC, com 21 dias no mês chegando a 48 ºC.

Julho é o mês onde os maiores picos de temperatura na região são registrados, já que é o auge do verão no Hemisfério Norte. Por isso, a temperatura registrada nesta semana é ainda mais incomum.

Fonte: MSN

Aquecimento global mudanças climáticas mudança climática temperatura calor
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você