Teste mostra quais smartphones de 2016 têm a melhor bateria

Telas frágeis e duração da bateria: esses são os dois principais desafios que praticamente todos os smartphones do mercado enfrentam atualmente, mesmo os mais caros. Para ajudar os consumidores a escolher um dispositivo que sofra o mínimo possível com essas vulnerabilidades, alguns sites realizam testes com os aparelhos para determinar sua resistência física e elétrica.

Foi esse o caso do site PhoneArena. A página testou os aparelhos tops de linha de cada uma das principais marcas do mercado para ver quanto durava a bateria de cada um. Para testar os aparelhos, o site configurou o brilho da tela de todos para 200 nits (um nível bom para uso em ambientes internos) e executou um site de navegação de internet que simula condições normais de uso.

É interessante notar que, segundo o PhoneArena, a duração média das baterias dos tops de linha desse ano foi menor que a do ano passado. Abaixo, você pode ver os dez aparelhos que tiveram maior duração da bateria, seguidos por um gráfico mostrando a duração de todos. Confira:

Menções honrosas: Sony Xperia XZ (6 horas e 41 minutos), LG V20 (6 horas e 23 minutos), Samsung Galaxy S7 (6 horas e 37 minutos)

10 - Huawei P9 (6 horas e 51 minutos)

Reprodução

Um dos principais aparelhos da Huawei, o P9 foi o décimo colocado no teste de bateria do PhoneArena. O dispositivo, assim como a maioria dos aparelhos da Huawei, não é comercializado no Brasil.

9 - Motorola Moto Z Force (7 horas e 9 minutos)

Reprodução

Os novos aparelhos top de linha da Motorola ficaram em nono lugar no teste. Embora o Moto Z seja vendido no Brasil, o Moto Z Force (a versão usada nesse teste) não é. Mesmo assim, por aqui a Motorola lançou o Moto Z Play, que segundo os nossos testes tem uma bateria impressionante.

8 - HTC 10 (7 horas e 10 minutos)

Reprodução

A oitava posição do ranking também ficou com o top de linha de uma marca chinesa que não vende seus aparelhos no Brasil. O HTC 10, smartphone premium da HTC, conseguiu oferecer 7 horas e 10 minutos de bateria.

7 - Samsung Galaxy S7 Edge (7 horas e 18 minutos)

Reprodução

Se o Galaxy Note 7 não explodisse, ele poderia estar aqui nessa lista. Como esse não é o caso, porém, cabe ao S7 Edge representar a Samsung nessa lista. Curiosamente, a bateria dele dura mais que a do S7, que tem tela menor.

6 - Google Pixel XL (7 horas e 19 minutos)

Reprodução

O maior dos Pixels ficou com a sexta posição nessa lista. O "iPhone Plus" do Google conseguiu oferecer 7 horas e 19 minutos de bateria, o que já é adequado a um dispositivo de seu tamanho.

5 - Xiaomi Mi 5 (7 horas e 27 minutos)

Reprodução

O Mi 5 é o top de linha mais recente da Xiaomi que, como os demais, não chegou a ser vendido no Brasil. Uma pena, já que ele foi o quinto smartphone com melhor performance de bateria, aguentando 7 horas e 27 minutos de teste

4 - iPhone SE (7 horas e 41 minutos)

Reprodução

Colocar o iPhone SE nessa lista é uma pequena sacanagem, já que a tela dele tem só 4 polegadas e resolução menor que a de todos os outros dispositivos daqui. Mesmo assim, o fato é que ele aguentou sete horas e 41 minutos no teste do PhoneArena

3 - Google Pixel (7 horas e 45 minutos)

Reprodução

A versão menor do primeiro smartphone do Google se saiu muito bem no teste, chegando em terceiro lugar. É curioso notar que embora ele tenha bateria menor que a do Pixel XL, ele tem tela menor e com resolução menor também. Aparentemente, contudo, isso foi suficiente para dar a ele meia hora a mais de vida útil da bateria

2 - iPhone 7 (7 horas e 46 minutos)

Reprodução

Vencendo seu principal concorrente por apenas um minuto está o iPhone 7, a última versão dos smartphones da Apple. A tela dele é um pouco menor que a do Pixel (4,7 polegadas contra 5 polegadas) e com resolução menor, mas a bateria dele também é menor que a do Pixel, então a Apple realmente mostrou que mandou bem em eficiência energética com seus aparelhos.

1 - iPhone 7 Plus (9 horas e 5 minutos)

Reprodução

E a medalha de ouro (ou seria de litio?) desse teste ficou com o iPhone 7 Plus, o novo celular grandão da Apple. Ele durou nove horas e cinco minutos no teste: uma hora e vinte minutos a mais que o segundo colocado. Vale notar que a Apple inverteu a tendência dos smartphones do Google: enquanto o Pixel XL durou menos no teste que o Pixel, o iPhone 7 Plus venceu seu "irmão menor" no teste. E considerando que o iPhone 7 Plus também tem o processador mais potente do mercado atualmente, é realmente impressionante o que a Apple conseguiu fazer com a eficiência energética de seus dispositivos.

O gráfico mostrando o desempenho dos principais celulares top de linha de 2016 pode ser visto abaixo:

Reprodução

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ