Siga o Olhar Digital no Google Discover
Testes de Facebook são atraentes e viralizam frequentemente. Não é à toa: os mais divertidos realmente conseguem mexer com a curiosidade da pessoa. Só que nem sempre é uma boa ideia fazê-los. O motivo? Muitos deles são profundamente invasivos e permitem acesso profundo aos dados do usuário.
Ofertas
Por: R$ 112,40
Por: R$ 2.288,93
Por: R$ 8,28
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 491,92
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 499,00
Por: R$ 369,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 179,90
Por: R$ 3.099,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 505,00
O exemplo mais recente é um teste que faz uma nuvem de palavras baseado nos termos mais usados pelo usuário ao longo do ano. Interessante, não? O teste ganhou popularidade no Brasil e no mundo e chegou, sim, a ser divulgado no Olhar Digital.
No entanto, a empresa Comparitech decidiu observar os dados aos quais os responsáveis pelo teste estavam tendo acesso, e isso inclui: nome, data de nascimento, cidade, detalhes da sua educação, tudo que a pessoa já curtiu e publicou, fotos publicadas e fotos em que o usuário está marcado, qual navegador ele usa, seu idioma, seu endereço de IP e sua lista de amigos.
O Facebook instaurou há algum tempo um recurso que permite filtrar quais dados o usuário fornece aos aplicativos como este. Alguns serviços aceitam a quantidade reduzida de informação, mas não é o caso deste teste das palavras mais usadas. Se o usuário decide não dar acesso a tudo, o teste não funciona.
A empresa por trás do teste se chama Vonvon.me, que tem algumas políticas de privacidade bastante nebulosas. Elas preveem que, mesmo que o usuário encerre sua conta, a empresa tem o direito de continuar guardando e usando as suas informações, armazenando-as em qualquer servidor espalhado pelo mundo. O texto no documento dá a entender que a empresa também pode vender esses dados, mas a Vonvon.me nega.
Agora fica por sua conta: vale a pena ceder tantas informações em nome de uma brincadeira no Facebook?