TikTok

TikTok remove contas de propaganda do ISIS

Fabrício Filho, editado por Liliane Nakagawa 21/10/2019 18h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Agência de monitoramento de mídia social encontrou mais de 20 contas terroristas, que publicavam vídeos destinados a recrutar seguidores e apoiadores

O aplicativo chinês TikTok removeu 20 contas que faziam propaganda às atividades terroristas do ISIS. Segundo o The Wall Street Journal, a agência de monitoramento de mídia social Storyful identificou as contas que publicavam vídeos destinados a recrutar seguidores e apoiadores do grupo terrorista. Elas também divulgavam hinos do Estado Islâmico e imagens de cadáveres e combatentes do ISIS. 


Mesmo com a remoção das contas da plataforma, ainda não está claro a influência que o grupo possui dentro do TikTok. O Storyful não confirmou, de imediato, se isso é típico da popularidade das contas, que abordam somente fanáticos ou pessoas com inclinações terroristas, ou se essas são as primeiras contas encontradas no aplicativo.

Empresas como Facebook e Google adotaram um sistema de banco de dados de imagens terroristas, que podem ser removidas instantaneamente após serem detectadas. As empresas também enfrentaram (e venceram) algumas ações judiciais por permitirem as imagens temporariamente em suas plataformas. Em setembro, o Facebook afirmou ter removido mais de 26 milhões de conteúdos terroristas no últimos dois anos. 

As contas que o Storyful identificou parecem não ter atingido o número de usuários desejável. O Journal identificou um vídeo com 68 curtidas e algumas contas com cerca de mil seguidores. A ByteDance, empresa detentora dos diretos do TikTok, não respondeu até o momento a um pedido de comentário sobre a quantidade de conteúdo terrorista que eles encontram e retiram.

Os vídeos mais populares do TikTok circulam na plataforma graças a um algoritmo de recomendação do próprio aplicativo. Ainda não se sabe se esse mesmo algoritmo está promovendo os anúncios do ISIS despropositadamente, já que o aplicativo tem uma base de usuários jovens e é conhecido por seu conteúdo alegre e brincalhão - às vezes a ponto de suposta censura política. Portanto, há uma incongruência adicional quando usada por terroristas.

Via: The Verge 

Google Facebook tiktok Terrorismo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você