Rede 5G

TIM instala primeira antena para testar a rede 5G no Brasil

Henrique Freitas, editado por Renato Santino 22/05/2019 20h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Operadora também anuncia empreendimentos baseados em IoT em outras duas cidades brasileiras

A TIM anunciou, nesta quinta-feira, 22, a instalação da primeira antena para testes de 5G no Brasil. A iniciativa, divulgada durante o Painel Telebrasil 2019, em Brasília, e dá um passo importante para a chegada comercial da tecnologia no Brasil, prevista para 2021. O projeto já está sendo aplicado em Florianópolis, a primeira cidade a receber a rede de última geração, que será operada na frequência de 3,5GHz.


O objetivo, segundo a TIM, é desenvolver um centro de referência em 5G com foco em produtos e serviços para promover a tecnologia e os novos modelos de negócio. A operadora quer acelerar a implantação de aplicações para cidades inteligentes, agricultura inteligente, indústria 4.0, entretenimento, saúde, carros autônomos e realidade virtual. Para a instalação em Florianópolis, a companhia conta com a parceria da Fundação CERTI e da Huawei.

Outra iniciativa anunciada, para o município de Santa Rita do Sapucaí (MG), prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de IoT. Campina Grande (PB) também receberá testes com foco em soluções para cidades inteligentes, em uma parceria da operadora com o Núcleo Virtus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia. Para o primeiro projeto, a TIM conta com a ajuda da Ericsson e do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

“A TIM quer ser pioneira e líder no 5G. Nosso objetivo é repetir a trajetória de sucesso e protagonismo do 4G e gerar novas soluções que melhorem a vida dos nossos clientes e impulsionem o desenvolvimento tecnológico no país", declara Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil. A ideia é que Florianópolis se transforme em uma espécie de "cidade-laboratório" da rede de quinta geração, incentivando empresas de tecnologias, instituições de pesquisa e empreendedores a desenvolverem aplicações, produtos e soluções baseadas no 5G.

Brasil Tim 5G internet móvel telefonia móvel
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você