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A Toyota está desenvolvendo uma bateria de estado sólido e alta eficiência que pode ser completamente carregada em menos de 15 minutos. A informação foi confirmada pelo vice-presidente da montadora, Keiji Kaita, em entrevista ao site Automotive News.
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A bateria, que por enquanto é um protótipo, usa um eletrólito à base de enxofre que transfere íons de lítio com mais eficiência entre eletrodos negativos e positivos. A empresa espera iniciar sua produção de maneira limitada em 2025. “Nosso desafio atualmente é o desenvolvimento de um eletrólito que possa ser compactado e densamente e ainda assim permanecer flexível”, explica o executivo.
Uma bateria de íons de lítio tradicional, como a usada em smartphones, usa um líquido ou gel como eletrólito – o meio que transporta os elétrons entre o ânodo e o cátodo. Em uma bateria de estado sólido, este eletrólito é substituído por um sólido, o que diminui o risco de incêndio e permite que o ânodo da bateria seja feito de lítio metálico, no lugar do grafite usado hoje em dia. Com isso, uma bateria de estado sólido pode armazenar até 60% mais energia que uma bateria convencional de mesmo volume.
O eletrólito sólido, porém, precisa ser compactado sob alta pressão de maneira a reduzir os espaços entre as partículas para que íons e elétrons possam passar mais facilmente. Por outro lado, também precisa ser flexível, uma vez que o ânodo se expande e se contrai durante a descarga.
O problema é que, quanto mais expansão e contração houver, mais as partículas de eletrólitos se deformarão, inibindo o fluxo de íons e elétrons e diminuindo o desempenho da bateria ao longo do tempo.
“A chave é desenvolver um material que não se deforme facilmente. Uma inovação pode vir de novos materiais ou novos designs”, acredita Kaita. A Toyota está desenvolvendo as baterias de estado sólido por meio da Prime Planet Energy & Solutions, uma joint venture com a Panasonic que iniciou suas operações em abril.
Atualmente a Panasonic é fornecedora exclusiva de baterias cilíndricas para os veículos da Tesla. A idéia da nova empresa é desenvolver baterias prismáticas (retangulares) que são usadas mais amplamente na indústria e fornecê-las a quaisquer montadoras interessadas.
Além da montadora japonesa, concorrentes como Hyundai, Honda e Fisker estão pesquisando o desenvolvimento de baterias de estado sólido como uma maneira de acelerar a adoção em massa de veículos elétricos.
Via: Automotive News/Autoblog