Toyota pode comprar divisão de robôs do Google

Começou a circular em março deste ano o rumor de que a Alphabet, dona do Google, estaria considerando a hipótese de vender a Boston Dynamics, divisão que cuida de pesquisas e desenvolvimento de soluções robóticas como essa. Um novo rumor indica que a companhia já tem um comprador.

De acordo com fontes ouvidas pelo site Tech Insider, a Boston Dynamics pode ser comprada pela Toyota para compor sua própria divisão de pesquisa em robótica. Ainda segundo o site, a montadora estaria apenas acertando os últimos detalhes do negócio antes de anunciá-lo publicamente.

O Instituto de Pesquisa Toyota foi criado pela montadora no fim do ano passado e começou a fazer suas primeiras contratações em janeiro. Diversos ex-funcionários e gestores da Boston Dynamics fazem hoje parte da divisão de pesquisa da Toyota, incluindo o co-fundador do setor de robótica do Google, James Kuffner.

O motivo para a venda não está claro. Há informações de que a Alphabet quer reduzir seu portfólio de soluções, enquanto outras fontes dizem que a empresa tem pouco interesse em pesquisa em hardware. A mais nova hipótese é de que Google e Boston Dynamics tiveram "problemas de relacionamento".

Segundo relatos colhidos pelo Tech Insider, a Alphabet queria que a Boston Dynamics se concentrasse em fazer robôs mais simples e menos assustadores para uso doméstico e comercial. Acontece que a divisão de pesquisa nasceu a partir de contratos militares do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) com o Departamento de Defesa dos EUA.

Em outras palavras, os pesquisadores e engenheiros começaram a divisão pensando em protótipos para uso militar, enquanto os novos donos queriam produtos comerciais. Essa mudança de curso teria incomodado alguns dos membros mais antigos na equipe da Boston Dynamics, gerando uma suposta "tensão" entre seus gestores e a Alphabet. A empresa não comenta o assunto oficialmente.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ