Trump Twitter

Trump tem vídeo removido do Twitter por infringir direitos autorais

Renato Santino 03/10/2019 20h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Presidente dos EUA havia usado música da canção Nickelback para atacar rival político

Nem Donald Trump, ocupante de uma das posições de maior poder no planeta, está livre de problemas envolvendo infração de direitos autorais. O presidente dos Estados Unidos teve um vídeo removido do Twitter por pedido da Warner Music, que julgou inapropriado o uso não-licenciado de uma música da banda Nickelback.


O tuíte ainda está no ar, com a frase “Look at this photograph” (“Olhe para esta foto”) em caixa alta. No entanto, o vídeo foi removido. O canal da Casa Branca no YouTube também havia sido usado para divulgar o vídeo, mas o material também foi excluído por lá.

Reprodução

O site TorrentFreak conseguiu confirmar que a exclusão foi feita pelo Twitter após um pedido DMCA (um acordo de direitos autorais que facilita a remoção de conteúdo da internet) formalizado pela Warner Music. O documento aponta para o link do clipe Nickelback no YouTube como obra original, e para o link do tuíte de Trump como “URL infratora”.

 Reprodução

A publicação visava atacar com um meme um dos possíveis candidatos à presidência pelo Partido Democrata, Joe Biden, que também foi vice-presidente dos EUA durante o mandato de Barack Obama. No vídeo, o trecho da música do Nickelback que diz “Look at this photograph” é usado para destacar uma imagem de Biden e seu filho Hunter ao lado de um suposto executivo de uma companhia de gás ucraniana, que foi identificado como Devon Archer, um empresário americano.

A música e as imagens são reproduzidas logo após imagens do momento em que Joe Biden é questionado se já havia conversado com seu filho sobre negócios mantidos por ele no exterior. Ele responde dizendo que nunca falou com o filho sobre o tema.

A música “Photograph” já se tornou um meme na internet, e não é comum que o material seja removido por infringir direitos autorais. No entanto, a publicação de Trump alcançou milhões de pessoas e foi usada sem autorização. Afinal de contas, usar um vídeo em um meme inocente e divertido é uma coisa; em um contexto de disputa política é outra completamente diferente.

Pirataria trump direitos autorais donald trump
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você