Twitter

Twitter poderá criar ferramenta que permitiria "esclarecimento" de tweets

Redação Olhar Digital
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Atualização não deixaria editar completamente um twitter, mas sim anexar textos complementares; formato do recurso ainda não está definido

Jack Dorsey, o direitor executivo do Twitter anunciou nesta quinta-feira, 14, que o Twitter está pensando em algum tipo de recurso que permita às pessoas acrescentarem “esclarecimentos” ou anotações a tweets antigos. Dorsey falou sobre a novidade em um evento para o banco de investimentos Goldman Sachs, em San Francisco. A afirmação, no entanto, não chega a garantir que a atualização realmente está sendo ou será criada.


Diferente de outras plataformas, como o Facebook e o Instagram, o Twitter não tem a função de edição de tweets já publicados. Se o usuário errar em alguma publicação, ele ficará preso a esse tweet para sempre ou terá que exclui-lo completamente.

Com a ferramenta, se o usuário twittar algo impreciso e tiver que esclarecê-lo, mesmo depois do seu tweet for transmitido pela Internet, ele poderá fazer isso.

De acordo com o CEO da empresa, o objetivo de criar uma opção de “esclarecimento” seria ajudar  pessoas não tivessem suas vidas e carreiras arruinadas por causa da viralização de tweets antigos.

“Uma coisa que estamos vendo de forma mais ampla dentro da cultura [virtual] neste momento são pessoas sendo 'canceladas' por causa de coisas do passado que disseram no Twitter ou em outros lugares nas mídias sociais”, disse Dorsey.

Exemplo disso, é o caso de James Gunn, diretor de Guardiões da Galáxia. Gunn foi demitido da terceira sequência do filme por causa de velhos tweets em que ele brincou sobre a pedofilia. Além dele, muito falas do presidente Donald Trump também são contraditas por seus tweets antigos.

Aparentemente, o recurso de "esclarecimento" poderia dar aos usuários a chance de anexar permanentemente algum tipo de comentário ou anotação a um tweet. Pelas declarações de Dorsey no evento da Goldman Sachs, a ideia é que mesmo que a publicação já tenha se tornado viral, o esclarecimento será adicionado em qualquer lugar que o tweet original apareça.

Um outro benefício da possível ferramenta seria o esclarecimento de notícias imprecisas. Um porta-voz da empresa disse que, se o Twitter realmente estiver construindo a ferramenta de “esclarecimento”, ela está sendo testada com jornalistas. 

“Como se você não pudesse retweetar o tweet original, por exemplo, você apenas mostraria o esclarecimento [anexado no tweet], poderia retweetar o esclarecimento, então ele sempre carregaria esse contexto".

Por isso, a nova função deverá ser diferente do retweet, que já permite que as pessoas compartilhem um comentário com mais contexto para complementar o tweet original.

Mas, o formato da ferramenta de edição ainda não foi completamente decidido. “Essa é uma abordagem. Não estou dizendo que vamos lançar isso, mas esses são os tipos de perguntas que vamos fazer”, esclareceu Dorsey.

redes sociais Twitter fake news
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você