Uber se une a transporte público da cidade de São Paulo

No aplicativo, vai ser possível ver, além das opções de carros, formas de fazer um determinado trajeto usando o transporte público da região metropolitana de São Paulo

Roseli Andrion 14/11/2019 11h11
Parceria Uber - SP
A A A

Em encontro na manhã desta quinta-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, a Uber anunciou uma parceria com os transportes públicos da região metropolitana da capital paulista. Fazem parte do projeto a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o Metrô.


A proposta é integrar cada vez mais as modalidades da mobilidade urbana. Para isso, as opções de transportes público e privado vão conviver no aplicativo da empresa. Assim, vai ser possível planejar viagens completas ou parciais que incluam transporte público e ver itinerários em tempo real.

São Paulo foi escolhida para ser uma das dez primeiras cidades do mundo a receber a novidade. O serviço está presente, ainda, em Londres, Sydney, Paris e Denver. Em Denver, os usuários podem comprar a passagem de transporte público diretamente no aplicativo. No Brasil, ainda não há previsão para a oferta dessa opção.

Cláudia Woods, presidente da Uber no Brasil, diz que a ideia é oferecer mais opções ao usuário. No aplicativo, vai ser possível ver as opções disponíveis para um determinado trajeto - e isso inclui os transportes públicos, com linhas de ônibus, metrô e trem. "E é tudo muito transparente, com os preços de cada alternativa para que o usuário escolha o que é melhor para ele", reforça Cláudia.

Para usar o recurso, o usuário deve inserir o destino no aplicativo. Ali, além das modalidades de transporte privado oferecidas pela Uber, ele verá a opção "Transporte Público". Depois que selecioná-la, terá acesso às melhores rotas para chegar ao destino, com horários de partida e chegada atualizados, bem como instruções de caminhada para os pontos de embarque e desembarque.

Cláudia comenta que, em muitas situações, o transporte público é a alternativa mais rápida e barata. "A Uber é um complemento a ele e acreditamos que, mostrando sempre a melhor opção aos usuários, mesmo que não seja uma viagem de Uber, ajudamos os cidadãos a tomar decisões informadas e, assim, a melhorar a vida nas cidades." 

Segundo Alexandre Baldy, Secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, a ferramenta vai permitir que a população se desloque de forma prática e conveniente. "São Paulo é uma cidade com desafios e necessidades únicos de mobilidade", explica. "O objetivo é encontrar formas de simplificar o deslocamento dos cidadãos."

A opção já está disponível para alguns usuários e deve chegar aos demais no decorrer das próximas semanas. Isso vai ocorrer gradualmente, conforme as atualizações do aplicativo.

Mobilidade uber mobilidade urbana transporte publico Governo de São Paulo São Paulo
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você