União Europeia abre investigação antitruste contra a Amazon

Empresa é acusada de usar dados não-públicos de vendedores do marketplace em benefício próprio

Rafael Rigues 10/11/2020 12h11
Funcionário da Amazon vaza e-mails de clientes; diz site
A A A

A União Europeia (UE) anunciou nesta terça-feira (10) uma investigação antitruste contra a Amazon. A empresa é acusada de usar dados não públicos de vendedores que usam sua plataforma de marketplace para competir de forma desleal contra vendedores na França e Alemanha, seus maiores mercados na Europa.


Segundo a Comissão Europeia, braço executivo da UE, “o uso de dados não públicos dos vendedores do marketplace permite que a Amazon evite os riscos normais da concorrência no varejo e tire proveito de seu domínio no fornecimento de serviços de marketplace na França e na Alemanha”.

A Comissão acredita que “quantidades muito grandes de dados não-públicos sobre os vendedores” são usados para ajudar as vendas da Amazon “em detrimento de outros vendedores do marketplace”.

Em declaração, a Amazon nega as alegações. “Nenhuma companhia se importa mais com os pequenos negócios ou fez mais para apoiá-los ao longo das últimas duas décadas que a Amazon”, disse a empresa. “Há mais de 150 mil empresas europeias vendendo através de nossas lojas, que geram dezenas de bilhões de euros em renda anualmente e criaram centenas de milhares de empregos”.

A Comissão Europeia também anunciou a abertura de uma segunda investigação para determinar se a Amazon dá tratamento preferencial a suas próprias ofertas ou a vendedores que usam seus serviços de logística e entrega, especialmente em uma cobiçada seção da página conhecida como a “Buy Box”.

“As condições de concorrência na plataforma da Amazon devem ser justas. Suas regras não devem favorecer artificialmente suas próprias ofertas ou beneficiar os vendedores que usam os serviços de logística e entrega da Amazon”, disse Margrethe Vestager, Vice-Presidente Executiva na Comissão Europeia.

Fonte: The Verge

Amazon Europa marketplace união europeia antitruste
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você