Facebook privacidade

Usuários acusam Facebook de coletar histórico de ligações; empresa se defende

Daniel Junqueira 26/03/2018 08h45
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Facebook está armazenando registros de mensagens SMS e ligações telefônicas de usuários do Android, especialmente de usuários do Facebook Lite e Messenger. Em meio ao escândalo do vazamento de dados de 50 milhões de usuários, a rede social diz que a coleta é opcional e pode ser desativada.


Nos últimos dias, conforme manifestações contra o Facebook cresciam e campanhas para apagar a conta da rede social ganhavam força, alguns usuários notaram dados estranhos ao analisar o que o Facebook guardava deles. No Twitter, alguns relataram ter encontrado metadados de ligações feitas para contatos do Facebook, com informações sobre o momento em que elas começaram e terminaram.

A coleta vale apenas para usuários de Android, e nada parecido foi detectado por quem acessa a rede social pelo iOS.

Em um post em seu blog oficial, o Facebook tentou acalmar os usuários com uma explicação sobre a coleta de dados telefônicos. Segundo o Facebook, o recurso está disponível no app Messenger e Facebook Lite e serve para "ajudar usuários a encontrar e se manter conectados a pessoas que eles se importam, e para fornecer uma experiência melhor pelo Facebook."

Para quem não quer que isso seja feito, a rede social diz que é possível desativar essa coleta. Dentro das configurações, o usuário encontra uma opção para desativar a sincronização de contatos - deixando ela desligada, o Facebook não coleta as informações de ligações e mensagens SMS.

redes sociais Facebook privacidade
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você