Vídeo BBC interior do CERN

Vídeo 360º mostra o Grande Colisor de Hádrons do CERN

Gustavo Sumares 11/03/2016 11h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A BBC produziu um vídeo em 360 graus mostrando o interior do LHC (Large Hadron Colider, ou grande colisor de hádrons), o equipamento responsável pela realização do experimento que comprovou a existência do Bóson de Higgs. Além de ser em 360 graus, o vídeo também foi filmado em resolução 4K, para oferecer o máximo de detalhes.

As imagens são acompanhadas de uma narração, em ingles, que explica de que se trata cada seção do CERN mostrada. Quando o vídeo é assistido a partir de dispositivos móveis, é possível mover o dispositivo para ver diferentes partes das imagens. Em computadores e notebooks, é necessário usar o mouse para ver as outras partes. Ele pode ser visto abaixo: 



Visita guiada ao CERN

O CERN é o maior laboratório de física de partículas do mundo. Ele fica cerca de 100 metros abaixo da superfície e contém o Grande Colisor de Hádrons - a maior máquina do mundo. A primeira parte mostrada no vídeo é a câmara em que fica o colisor.

Em seguida, o vídeo passa por um pedaço do túnel de 27 quilômetros no qual as partículas são aceleradas até velocidades próximas à da luz. Embora o tunel seja circular, ele parece ser uma reta contínua, pois sua curvatura é quase imperceptível. O "tubo" no qual as partículas ficam é mantido a temperaturas próximas de cerca de -271ºC.

A última parte do vídeo se foca no CMS - Compact Muon Solenoid (solenóide de múon compacto). Esse equipamento é um sensor capaz de identificar partículas extremamente pequenas que são criadas nas primeiras frações de segundo após os hádrons (partículas maiores) colidirem entre si nas velocidades próximas à da luz.

Quando isso acontece, criam-se condições semelhantes à explosão que deu origem ao universo, e os cientistas estudam os efeitos dessas colisões para entender melhor como nosso universo é formado. O Bóson de Higgs, por exemplo, teve sua existência comprovada por meio de um experimento realizado no CERN.
Vídeo Ciência física
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você