Vídeo mostra rio de lama negra devorando tudo em seu caminho; assista

Fenômeno foi filmado no Arizona, nos EUA, e é resultado de chuvas arrastando sedimentos deixados para trás por um imenso incêndio florestal que já dura mais de um mês

Rafael Rigues 22/07/2020 10h20
Lama negra nos EUA
A A A

A visão de uma massa de lama negra avançando rapidamente pelo leito de um rio seco e engolindo tudo em seu caminho pode parecer coisa de pesadelos, mas estamos em 2020, onde tudo pode acontecer. O vídeo que mostramos abaixo é real, e foi gravado no condado de Pima, no Arizona, EUA, na última quinta-feira (16).


A massa negra é conhecida como "lama sedimentar", e nesse caso é composta por cinzas e madeira carbonizada deixada para trás pelo "incêndio de Big Horn", que desde o início de junho já destruiu quase 50 mil hectares de um parque nacional no Arizona.

"Incêndios como o de Big Horn deixam o solo carbonizado, exposto e incapaz de absorver água", disseram os oficiais do condado de Pima no Twitter. "Mesmo uma chuva leve pode produzir enchentes relâmpago e deslizamentos de lama, geralmente quase sem nenhum aviso".

O fenômeno é similar às "cabeças d'água" que ocorrem em rios brasileiros ou aos "lahars" deslizamentos de lama nas encostas de um vulcão. Mas neste caso substituindo boa parte da água por cinzas, carvão e madeira.

"Se movendo rapidamente e altamente destrutivos, fluxos de sedimentos causados pela chuva intensa são um dos principais perigos após incêndios", diz o United States Geological Survey (USGS), agência de pesquisas geológicas do governo dos EUA.

"Estes fluxos podem arrancar vegetação, bloquear sistemas de drenagem, danificar estruturas e colocar vidas humanas em risco", afirma a agência.

Fonte: Science Alert

EUA natureza
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você