Voyager 2 transmite primeiros dados do Espaço Interestelar 42 anos após lançamento

Espaçonave da Nasa deixou o sistema solar em 2018, seis anos após a travessia da Voyager 1

Rafael Rigues, editado por Cesar Schaeffer 05/11/2019 10h11
Voyager 2
A A A

Lançada em 1977, a Voyager 2 é uma das cinco sondas da Nasa projetadas para estudar o Espaço Interestelar (junto com sua irmã Voyager 1, Pioneer 10, Pioneer 11 e New Horizons), e o segundo objeto feito pelo homem a deixar o sistema solar, em 2018. Recentemente a sonda enviou os primeiros dados coletados no meio interestelar, permitindo que os cientistas tenham uma melhor compreensão sobre esta região do Espaço.


A fronteira de nosso Sistema Solar é chamada de Heliopausa, a região onde as partículas emitidas pelo Sol perdem força e dão lugar ao meio interestelar que permeia nossa galáxia. A Voyager 1 cruzou a heliopausa em 2012, e com a travessia da Voyager 2 os cientistas podem comparar medições feitas em diferentes regiões do espaço.

De acordo com Stamatios Krimigis, pesquisador da Johns Hopkins University em Maryland, a travessia da Voyager 2 foi muito mais “suave” que a de sua irmã, devido à menor densidade da Heliopausa em seu caminho.

Ainda assim, esta não é uma região do espaço bem definida: a sonda encontrou material emitido pelo Sol a uma distância de 170 milhões de km da heliopausa, enquanto a Voyager 1 encontrou o oposto: material do meio interestelar dentro de nosso sistema solar.

Além disso a Voyager 2 foi capaz de fazer medições na densidade do plasma interestelar, algo que a Voyager 1 não pôde fazer pois o instrumento responsável deixou de funcionar no caminho.

Ambas as sondas devem continuar funcionando por mais 5 anos, quando suas fontes de energia irão se esgotar. A Voyager 1 deverá passar próxima à estrela Gliese 445, na constelação Camelopardalis, daqui a 40 mil anos. Já a Voyager 2 deve passar perto de Ross 248 daqui a 42 mil anos.

Fonte: New Scientist

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você