Waze vai permitir que combustível seja pago via app

A princípio, recurso é liberado apenas nos EUA; serviço será oferecido em parceria com as redes Shell e ExxonMobil

Davi Medeiros, editado por Fabiana Rolfini 14/08/2020 14h35
Posto de Gasolina
A A A

A partir desta sexta-feira (14), usuários do Waze poderão pagar pelo combustível por meio do próprio app, sem contato algum com cartões ou maquininhas. A novidade foi anunciada ontem (13) e, a princípio, vale apenas para os EUA.


Para oferecer o serviço, o Waze fechou parceria com as redes Shell e ExxonMobil. Quando parar para abastecer nos postos de alguma das duas redes (e somente delas, por enquanto), o usuário vai receber uma notificação avisando que, caso queira, pode realizar o pagamento pelo celular.

Isso só será possível se os aplicativos da Shell e da ExxonMobil estiverem previamente instalados no dispositivo. Caso contrário, o usuário será direcionado à loja de apps para baixá-los. 

Uma vez presentes nos celular, os aplicativos serão abertos automaticamente pelo Waze, que realizará o pagamento e depois retornará à rota. 

 

waze_gas_station_3.gif

Waze vai redirecionar o usuário para o aplicativo da rede de postos de combustível. Gif: Reprodução/9to5Google 

 

A expectativa é que o recurso ofereça mais segurança aos usuários durante a pandemia do novo coronavírus, já que o contato com maquininhas de cartão pode ajudar a espalhar a doença. Mesmo após o fim da crise sanitária, o serviço ainda será útil para diminuir o tempo que os veículos ficam parados nas bombas de combustível.  

Em nota, o chefe de vendas do Waze na América do Norte, Andrew Kandel, disse que a companhia "tem o compromisso de continuar ajudando as empresas a aproveitarem tecnologias inovadoras para se adaptar, evoluir e interagir com os clientes".

Esforço coletivo

Apesar de ser um recurso aparentemente simples, Kandel explicou que a integração do serviço de pagamentos exijiu um esforço multifuncional da equipe do aplicativo, envolvendo profissionais de engenharia, publicidade, editores voluntários de mapas, entre outros.

"Nosso principal objetivo era fazer com que a notificação fosse exibida antes do início do processo de pagamento, mas não até termos certeza de que o usuário realmente havia chegado ao posto de gasolina e, claro, estava completamente parado", completa ele. 

De acordo com o site 9to5Google, o Waze já vinha testando o recurso há algum tempo, e o piloto do programa foi bem sucedido. 

Por enquanto, não há previsão para a chegada do recurso ao Brasil. 

Via: 9to5Google

pagamento móvel waze pagamento digital pagamento Combustível meios de pagamento gasolina
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você