WhatsApp ganha ícones adaptáveis para o Android Oreo; veja a mudança

A última versão beta do WhatsApp para Android trouxe uma mudança que pode ser imediatamente percebida por alguns e sumariamente ignorada por outras. A novidade reside no ícone do aplicativo, que agora segue o padrão adaptativo do Android Oreo.

O motivo pelo qual a novidade pode ser ignorada por muitos é que os ícones adaptativos são uma exclusividade do Android 8.0, que ainda é uma raridade no ecossistema Android. Além disso, não há garantia que as fabricantes que já adotaram a nova versão do sistema vão abraçar o recurso.

No entanto, os raros usuários de um Pixel e de launchers compatíveis com o novo recurso notaram a diferença imediatamente. O ícone ganhou um contorno verde ao redor do balãozinho de fala que é a marca registrada do aplicativo. Desta forma, também é possível ajustar o formato desse contorno, que, pelo padrão do sistema é redondo, para um quadrado, dois tipos de quadrados arredondados e o infame formato de lágrima.

Reprodução

Se você estiver rodando o Android Oreo e quiser ver a mudança em ação, certifique-se de estar rodando a versão 2.18.74 do aplicativo, já liberada para os usuários do beta. Além disso, para ajustar os formatos dos ícones, é necessário ativar as opções de desenvolvedores do celular. Para isso, é necessário entrar nas "Configurações", acessar "Sobre o Dispositivo" e tocar 8 vezes no botão "Número da versão". Em seguida, basta entrar em "Sistema", "Opções do Desenvolvedor" e ligar a chavinha destacada na imagem abaixo.

Reprodução

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ