WhatsApp prepara função para conter o compartilhamento de correntes

O WhatsApp é uma das ferramentas preferidas de quem gosta de compartilhar correntes - aquelas mensagens encaminhadas repetidas vezes, de uma pessoa para outra, muitas vezes sem qualquer escrutínio do seu conteúdo.

O compartilhamento desenfreado e sem limites dessas mensagens de spam pode estar com os dias contados. O WABetaInfo, blog conhecido por divulgar funções ainda em fase de testes no WhatsApp, revelou um novo recurso sendo testado contra correntes no app.

Trata-se de uma mensagem de alerta que o WhatsApp emite quando uma pessoa está encaminhando uma mensagem que já foi encaminhada muitas vezes antes. O alerta surge como uma notificação e também aparece como uma tag na própria mensagem.

Reprodução

Reprodução

Segundo o WABetaInfo, a mensagem aparece quando uma pessoa encaminha determinada mensagem mais de 25 vezes (ou, de uma vez só, para mais de 25 pessoas). O WhatsApp só não impede que o usuário envie mais vezes a mesma corrente, se quiser.

Por enquanto, porém, a função está em fase de testes com um grupo limitado de usuários do app no iOS, sem previsão de chegar ao Android ou mesmo à grande maioria dos usuários que têm a versão estável do WhatsApp no smartphone.

A ideia parece estar ligada aos esforços do Facebook (dono do WhatsApp) de combater a propagação de boatos e notícias falsas dentro dos seus serviços. Além de correntes inofensivas, o WhatsApp também tem facilitado o compartilhamento de diversos golpes que prejudicam milhares de pessoas frequentemente, e que dependem do compartilhamento em massa.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ