Wikipédia

Wikipédia influencia até a ciência, mostra pesquisa

Juliana Américo, editado por Leonardo Pereira 21/09/2017 17h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Wikipédia pode não parecer, mas é uma boa fonte de informação até para cientistas. Pesquisadores do MIT e da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, publicaram um artigo que mostra a correlação direta entre a informação disponibilizada na plataforma e a probabilidade de esse conteúdo influenciar na literatura científica futura.


O professor Neil C. Thompson, da Escola Sloan, do MIT, afirma que os cientistas estão usando cada vez mais a Wikipédia na hora das pesquisas e que isso está influenciando no que eles escrevem.

Para determinar isso, eles realizaram um experimento que selecionava uma grande quantidade de artigos acadêmicos e os separaram pela metade. Uma parte foi publicada na Wikipédia, enquanto a outra foi divulgada em revistas especializadas. O resultado mostra que uma em cada 300 palavras de artigos de revistas científicas publicados depois da liberação dos estudos foi tirada de ideias compartilhadas através do site.

No entanto, os pesquisadores reconheceram os desafios envolvidos com o estudo, já que eles não conseguiram usar métodos tradicionais de coleta de dados porque a maioria dos acadêmicos não cita a Wikipédia como fonte. Tanto que o próprio MIT alerta os seus alunos de que é inaceitável usar a Wikipédia como algo a mais do que uma fonte de "conhecimento comum".

Wikipedia Pesquisa MIT
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você