Windows 10 ganha recurso que permite rodar apps de um celular Android

Integração deu as caras com anúncio do Galaxy Note 20, mas outros aparelhos devem ser suportados em breve

Renato Santino 05/08/2020 18h50
windows 10
A A A

Há anos a Microsoft vem se aproximando do Android. Com o abandono da iniciativa do Windows 10 Mobile, foi a opção encontrada pela empresa para se manter relevante no mundo móvel. Agora, a empresa deu um passo além nessa união e permitirá que usuários rodem aplicativos de Android como se fossem parte do Windows.


A funcionalidade foi habilitada em computadores de usuários que sejam parte do programa Windows Insider e façam parte dos canais Dev, Beta e Release de preview do sistema. O recurso se dá por meio do aplicativo Seu Telefone, que já existe há algum tempo na loja do Windows 10. Ele permite integração com dispositivos Android, possibilitando o espelhamento de mensagens, chamadas e notificações entre dispositivos.

Os aplicativos rodarão em uma janela convencional do sistema operacional, funcionando até mesmo com funções como Alt+Tab para alternar janelas. Os apps não estão instalados no PC; eles rodam a partir do celular e as informações são transmitidas para o computador. Por este motivo, tanto o smartphone quanto o PC precisarão estar conectados à mesma rede Wi-Fi para permitir essa integração.

O recurso permite exibir uma lista dos aplicativos instalados no celular dentro de uma interface mais amigável para o Windows, sem precisar navegar pela interface espelhada do smartphone. Também é possível fixar os apps no menu Iniciar ou na barra de tarefas do sistema operacional para acessar os apps do Android rapidamente, exatamente como se fossem programas nativos do Windows.

Outra parte importante da função será a capacidade de rodar mais de um aplicativo de Android por vez e lado a lado, o que é mais complexo do que apenas replicar a tela do celular no computador. Esta função especificamente só estará compatível no futuro, até o fim do ano, e apenas com o Galaxy Note 20, mas outros aparelhos da Samsung também devem receber essa possibilidade.

Existem algumas limitações para o recurso, no entanto. Os apps podem incluir restrições para transmissão de tela, então alguns deles podem não ser utilizáveis no modo de integração com o Windows. Da mesma forma, jogos do Android podem não funcionar muito bem, já que normalmente não são pensados para serem utilizados com mouse e teclado. Além disso, alguns dos aplicativos podem fazer com que o áudio saia dos alto-falantes do celular, e não pelo computador.

Inicialmente, o recurso continua exclusivo de celulares da Samsung, no entanto. A Microsoft tem uma lista de dispositivos compatíveis com a novidade, mas ela é literalmente apenas uma lista de modelos Galaxy, incluindo dispositivos das linhas S, Note, Fold e os intermediários da linha A.

Neste momento, ainda é incerto se a Microsoft pretende habilitar esse recurso para outros smartphones além dos da Samsung, com quem mantém uma parceria bastante próxima.

Microsoft Windows Samsung Windows 10 galaxy note 20
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você