Windows 10

Windows 10 pode ganhar opção para 'resetar' o sistema via nuvem

Henrique Freitas, editado por Rafael Rigues 30/07/2019 15h56
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ferramenta facilitaria a recuperação de PCs onde o sistema foi danificado, ou quando não há mídia de recuperação disponível

A Microsoft está adicionando uma nova opção de download via nuvem ao sistema operacional Windows 10. Em breve, os usuários poderão resetar os seus PCs de volta para as configurações de fábrica diretamente pela internet. A informação é do perfil do Twitter WalkingCat, conhecido por vazar informações sobre a Microsoft.


Atualmente, para resetar o PC o Windows 10 usa a instalação local do Windows por padrão. A função é encontrada em Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação, através do mecanismo de Inicialização Avançada. O administrador pode optar por manter os aplicativos e arquivos instalados ou remover tudo para começar de novo.

Embora essa seja uma boa opção, ela pode não funcionar o tempo todo – especialmente se a instalação do Windows estiver corrompida ou se arquivos essenciais estiverem faltando ou estiverem danificados. Por isso, como sugere WalkingCat, a Microsoft estaria acrescentando a opção pela nuvem.

Reprodução

O usuário teria observado a novidade ao escanear arquivos da build 18950 do Windows 10. De acordo com o vazamento, há duas opções para a pergunta "como você gostaria de reinstalar o Windows?", sendo elas "download da nuvem: baixar o Windows" e "redefinir localmente: reinstalar o sistema operacional Windows existente". A segunda opção já existe como padrão: o Windows 10 não oferece, até o momento, nenhuma alternativa em relação à origem dos arquivos de instalação.

O "download em nuvem" só pode realmente se referir a uma instalação do Windows 10 via servidor da Microsoft, com uso da cópia baixada, posteriormente, para redefinir o sistema operacional.

O que muda?

Os dispositivos Surface Hub comportam um recurso "recuperar da nuvem" que funciona de maneira semelhante. No entanto, a nova ferramenta facilitaria as coisas para os usuários em casos mais específicos. Por exemplo, quando um PC com Windows 10 não inicializa mais e a redefinição não pode ser executada usando a cópia local.

Uma desvantagem da funcionalidade de download na nuvem é que ela pode ser um pouco mais demorada. Além disso, é necessário disponibilizar um espaço de armazenamento suficiente para abrigar a instalação.

Fonte: GHacks

Microsoft Sistema Operacional Windows 10
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você