Olhar Digital Pro

WWDC

Apple lança aplicativo gratuito para ensinar crianças a programar

Gustavo Sumares 13/06/2016 15h06
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Apple anunciou hoje o aplicativo Swift Playgrounds para iPad. O aplicativo tem o objetivo de ensinar crianças e usuários não familiarizados com programação a criar códigos para programas e aplicativos que usam a linguagem Swift da Apple. 

O aplicativo é uma espécie de jogo que dá ao usuário uma série de objetivos para controlar um personagem (chamado Byte). Byte é controlado por meio de código Swift, de forma que os jogadores, para levá-lo até seu objetivo, precisam escrever na linguagem.

O jogo é acompanhado por visuais fofinhos e tem recursos que facilitam a escrita do código. Em vez de digitar manualmente cada parênteses e ponto-e-vírgula, os jogadores podem escolher algumas frases e loops pré-definidos e "arrastá-los" para a área de programação, 

A empresa também criou um novo teclado voltado para programação. O teclado tem fácil acesso aos símbolos usados na programação Swift, e torna mais rápida a escrita dessa linguagem. Os exercícios e tarefas propostas no programa incluem desde tarefas básicas até técnicas avançadas de programação.

O aplicativo chegará em beta a partir do mês que vem, e estará disponível em versão final na App Store quando a iOS 10 for lançada. A Apple anunciou que o Swift Playgrounds será grátis para incentivar escolas e alunos a tornar a programação uma parte fundamental da educação. 

Aplicativos Educação Apple Programação iPad app store Educação Digital
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você