Brasil: banda larga foi o único serviço de telecomunicações que cresceu em 2016

De acordo com um balanço divulgado hoje pela Anatel, a banda larga fixa foi o único serviço de telecomunicações que registrou crescimento no Brasil em 2016. Ao longo do ano, o país ganhou 1.104.483 contratos desse tipo, representando um aumento de 4,33% no número total.

O maior crescimento se deu nos estados do Amapá, Rondônia e Maranhão. Cada um deles teve crescimento de mais de 10% no número de contratos de banda larga fixa ao longo de 2016. Entre as operadoras, as líderes de crescimento foram TIM (29,04%), Sky (17,46%) e a operadora Cabo (14,38%).

Pequenos grupos (com menos de 50 mil contratos) também se destacaram, apresentando crescimento de 18,05% entre o fim de 2015 e o começo de 2016. No entanto, a tendência geral de crescimento também pode estar se revertendo: o número de contratos de banda larga no Brasil caiu 0,58% de novembro para dezembro de 2016.

Caindo tudo

No entanto, todos os outros serviços de telecomunicação do país tiveram queda em seu número de contratos ao longo do último ano. Na telefonia móvel, a queda no número de linhas foi de 5,33%, representando uma perda de mais de 13 milhões de linhas de celular.

Ainda assim, o número de linhas a utilizar tecnologia 4G cresceu 136%, tendo recebido mais de 34,6 milhões de novas linhas. Isso, no entanto, se explica pelo fato de que muitas linhas já existentes mudaram seus planos junto às operadoras para poder utilizar também esse serviço de telecomunicação.

Serviços de TV paga e de telefonia fixa também fecharam o ano em queda. O número de assinantes de serviços de TV a cabo caiu 1,63%, o que significa que mais de 311 mil contratos desse tipo deixaram de existir. As linhas fixas de telefone, por sua vez, caíram 6,3%, com mais de 1,1 milhão de linhas tendo sido cortadas, seguindo uma tendência de queda de vários anos.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ