Olhar Digital Pro

Deep Space Industries

Empresa de mineração de asteróides firma parceria com governo de Luxemburgo

Gustavo Sumares 05/05/2016 14h05
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa Deep Space Industries, voltada para a coleta de recursos minerais de asteróides, anunciou hoje um memorando com o governo de Luxemburgo sobre a "exploração, uso e comercialização de recursos extraídos de objetos próximos da Terra [NEOs, na sigla em inglês], tais como asteróides". O documento pode ser lindo, em inglês, por meio deste link (pdf).

Luxemburgo, um pequeno país da Europa ocidental localizado entre França, Holanda e Bélgica, se tornou em fevereiro o primeiro país a se preocupar com legislação sobre a exploração comercial de minérios extraídos de asteróides. De acordo com o TechCrunch, trata-se de um mercado que, no futuro, pode movimentar centenas de trilhões de dólares.

Longo caminho

Mineração espacial, no entanto, ainda é um objetivo distante. O acordo envolve uma cooperação entre a empresa e o governo do país europeu para desenvolver sua primeira espaçonave, chamada de Prospector-X. A nave testará diversas das tecnologias necessárias para se extrair minérios de asteróides na baixa órbita da Terra ('Low Earth Orbit') antes de que o projeto possa ser levado adiante.

Dentre as tecnologias testadas, ainda segundo o TechCrunch, está um tipo de propulsor que utiliza água em vez de outros combustíveis. Como o lucro gerado pela mineração de asteróides ainda é uma perspectiva muito distante, a empresa pretende vender algumas tecnologias desenvolvidas no processo (como esse propulsor) para outras companhias com o fim de gerar receita.

Um primeiro objetivo da Deep Space Industries é utilizar a tecnologia para conseguir encontrar água nos asteróides. Muitos objetos próximos da Terra têm água congelada em seu interior. A empresa também pretende, no futuro, buscar por vidro e metais preciosos nos asteróides. Caso a empresa tenha sucesso em desenvolver seu propulsor a base de água, asteróides com água poderiam então ser usados como bases de reabastecimento para foguetes.

Economia Governo Ciência Astronomia espaço
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você