Drone taxi EHang 184

Empresa que fabrica 'drone-táxis' ganha permissão para iniciar testes

Gustavo Sumares
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A empresa chinesa EHang Inc. ganhou autorização para começar a testar o EHang 184, seu primeiro drone autônomo capaz de levar passageiros, no estado de Nevada, nos Estados Unidos. A ideia da empresa é, no futuro, oferecer um serviço de "drone-táxis" que podem ser chamados por meio de aplicativos. Os testes devem começar ainda em 2016.

De acordo com o Las Vegas Review Journal, o Instituto de Sistemas Autônomos de Nevadas (NIAS na sigla em inglês) atuará em parceria com a empresa para ajudar a desenvolver e testar seus sistemas. O NIAS é uma organização sem fins lucrativos custeada pelo governo do estado.

O EHang 184 foi apresentado pela primeira vez durante a CES 2016. Ele tem cerca de 1,37 metros de altura e 200 quilos de peso, é movido por quatro motores. Ele é capaz de levar um passageiro por vez e voar durante 23 minutos numa altitude máxima de aproximadamente 3,3 quilômetros, e atingindo até 96 quilometros por hora de velocidade. O vídeo abaixo apresenta o "drone-táxi":

Foi durante a CES 2016 que os representantes do NIAS viram o EHang 184 pela primeira vez. Ainda segundo o Las Vegas Review Journal, o NIAS ajudará a empresa a realizar testes e enviar os resultados à FAA (Federal Aviation Agency, agência reguladora de aviação dos EUA). Inicialmente, a EHang enviará apenas uma pequena equipe para Nevada antes de se estabelecer definitivamente por lá.

Os testes terão o objetivo de estabelecer padrões de vôo e de segurança para o drone. O objetivo final da empresa é criar um serviço de transporte semelhante ao Uber no qual o usuário possa solicitar um drone autônomo via aplicativo e voar com ele até seu destino. Eles já chegaram até mesmo a iniciar o design do aplicativo de controle dos drones:

Reprodução

A EHang é sediada na cidade de Guangzhou, na China. De acordo com o ArsTechnica, o EHang 184 não é o primeiro produto deles. Antes de desenvolver o "drone-táxi", a empresa já criou também um modelo mais tradicional de drone, chamado de "Ghost Drone".

Aviação transporte Trânsito Mobilidade Drone drones
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você