Siga o Olhar Digital no Google Discover
Durante sua conferência para desenvolvedores, nesta terça-feira, o Facebook anunciou o lançamento de uma API (Aplication Programming Interface, ou interface de programação de aplicações) do Facebook Live, seu serviço de streaming de vídeo ao vivo.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
Com a mudança, desenvolvedores poderão integrar a qualquer câmera a função de transmissão de vídeo ao vivo para a rede social. Na conferência, Zuckerberg demonstrou a mudança em um drone da empresa DJI, cuja câmera estava transmitindo o evento ao vivo para a rede.
A API permitirá que a função de transmissão de vídeos ao vivo para o Facebook seja integrada não apenas a novos dispositivos como também a outros aplicativos. Com o lançamento, o Live se tornará, para o Facebook, semelhante ao que o Periscope é para o Twitter. A empresa também passa a concorrer de maneira ainda mais acirrada com o Youtube por conteúdo em vídeo.
A rede social de Zuckerberg vem concorrendo com a plataforma de vídeos do Google há algum tempo: segundo os números mais recentes, 8 bilhões de vídeos são vistos diariamente no Facebook. Esse dado, de novembro de 2015, é um crescimento de 100% com relação a abril de 2015 (quando a rede social já era vista como uma ameaça ao Youtube). Além disso, os dois sites também vêm disputando o dinheiro de publicidade de vídeo desde a metade de 2015, e oferecem recursos semelhantes, como vídeos em 360º.
O Facebook já vinha investindo pesado em sua ferramenta de vídeos ao vivo. A rede social alterou o algoritmo do seu feed para priorizar conteúdo desse tipo, e liberou-o recentemente para todos os usuários. Além disso, a rede social também estaria pagando veículos de comunicação e celebridades para usarem o Live no lugar, por exemplo, do Periscope.