Swift

Linguagem de programação da Apple vira código aberto

Gustavo Sumares
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Mantendo uma promessa feita durante  sua conferência WWDC 2015, a Apple transformou a Swift, a linguagem de programação da empresa para iOS e OS X, em uma linguagem open-source. Isso significa que, a partir de hoje, qualquer usuário pode baixá-la usá-la, ver como ela funciona e fazer alterações.

A linguagem já pode ser encontrada por meio do site Swift.org e no GitHub. Segundo a empresa, a ideia é que os programadores de fora ajudem a tornar a Swift "a melhor linguagem de programação para todos os propósitos do mundo".

A linguagem se diferencia por ser mais simples e acessível de se usar. Ao mesmo tempo, porém, ela tem a vantagem de interagir bem com a Objective-C, uma linguagem de programação que se originou na década de 80 e que ainda é muito presente. A abertura do código tabém dá margem a que a linguagem chegue a novas plataformas.

Embora teoricamente seja possível que usuários modifiquem a linguagem tornando-a completamente diferente, aplicações desenvolvidas com essas versões não poderão ser publicadas na App Store. Apenas desenvolvedores que pagarem a taxa e aderirem à versão "oficial" da linguagem - que continuará a ser gerenciada pela Apple - poderão publicar lá.

Queimando a largada

De acordo com o Business Insider, embora a Apple tivesse a intenção de revelar a novidade hoje mesmo, a notícia vazou horas antes do intencionado. Por esse motivo, usuários tentaram a página a linguagem e a página do GitHub mas encontraram-nas vazias. Atualmente, porém, os arquivos já estão disponíveis para download. 
Aplicativos Apple Desenvolvimento Programação app store desenvolvedores
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você