Não consegue sair do Facebook, WhatsApp e Twitter? Veja como largar o vício

Pesquisas já mostram que o cérebro humano não consegue trabalhar com os aplicativos e tecnologias multitarefas. Isso porque acabamos nos distraindo e atrapalhando a produtividade das atividades que estão sendo realizadas.

Uma pessoa consegue se concentrar em uma tarefa dentro de um período de cinco minutos até uma hora e, quando se distrai, pode levar até quinze minutos para se concentrar novamente.

Porém, um estudo realizado em salas de aula de uma universidade mostrou que as redes sociais estão diminuindo este tempo de concentração em uma única tarefa. O resultado é que nosso cérebro nos faz verificar o Facebook ou WhatsApp, por exemplo, a cada 31 segundos, mesmo sabendo que não deveria.

Felizmente, existem maneiras de diminuir o vício pelas redes sociais. Confira:

1- Preguiça

Pode não parecer, mas cientistas provaram que as pessoas evitam alternar tarefas por preguiça. Quando existe a possibilidade de mudar de atividade, em 60% dos casos preferimos ficar com o que estamos fazendo.

Mudar para uma outra tarefa exige esforço. Isso significa que se você dificultar um pouco o acesso ao seu Facebook ou outra rede social que esteja tirando sua concentração, você irá checar cada vez menos por preguiça.

2- Comece pelas atividades mais difíceis

Tarefas difíceis tendem a atrair mais nossa atenção, pois precisamos mais de nossa criatividade e cuidado. Por isso, quando começar a trabalhar ou estudar, comece por aquilo que exigirá mais concentração, assim você não fica tentado a acessar a rede social.

3- Animação

Quando estamos empolgados com nossa atividade, dificilmente iremos nos distrair. Encontrar algo em que se engajar é uma boa maneira de evitar mudar o foco com maior facilidade.

4- Saiba quais são as prioridades

As pessoas deixam de prestar atenção em tarefas importantes quando são absorvidas pelas redes sociais. Muitos acidentes de carro, por exemplo, são causados por pessoas que estavam mexendo no celular quando deveriam estar prestando atenção no trânsito.

A dica aqui é priorizar as tarefas, assim nosso cérebro consegue se concentrar em uma coisa de cada vez.

5- Desative as notificações

A descoberta mais importante das pesquisas sobre multitarefa: notificações podem ser uma bênção, mas também uma maldição. Adicionar um lembrete visual para uma tarefa aumenta as chances de você mudar para essa atividade em 30%; se esse lembrete vier ainda com um som de alerta, existem mais 12% de chances de você fazer.

Isso é ótimo se for para te lembrar de uma tarefa importante, mas péssimo se for a notificação de que um amigo postou uma foto do almoço no Instagram. Seja seletivo sobre quais aplicativos estão liberados para enviar notificações.

Via The Next Web

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