Operadora japonesa anuncia a primeira rede 5G virtualizada do mundo

A rede 5G da Rakuten está disponível para utilização em regiões metropolitanas do Japão, e se utiliza da mesma infraestrutura existente para o 4G da operadora para funcionar

Da Redação, editado por Daniel Junqueira 06/10/2020 14h15
Rakuten 5G
A A A

A empresa japonesa Rakuten anunciou a implantação da primeira infraestrutura de conexão 5G totalmente virtualizada do mundo. A nova tecnologia já está funcionando nas regiões metropolitanas do Japão, com promessa de expansão no futuro.


O modelo de conexão virtualizada utiliza de uma infraestrutura em nuvem para realizar o processamento da conexão, o que torna o tamanho total do sistema menor. Isto significa redução de custos e implantação mais rápida da estrutura 5G.

A Rakuten já havia lançado uma estrutura de conexão virtualizada em abril: porém, esta ainda suportava apenas a tecnologia 4G. A mesma infraestrutura foi aproveitada para oferecer o novo produto aos usuários da operadora.

“Após o nosso lançamento 4G bem-sucedido em abril de 2020, estou muito orgulhoso de lançar nossa rede 5G hoje. Os aprendizados com o lançamento da primeira rede móvel nativa da nuvem totalmente virtualizada do mundo nos permitiu aprimorar ainda mais nossa tecnologia subjacente”, comentou Tareq Amin, chefe de Tecnologia da empresa.

 

 

Tecnologia aberta

A estrutura virtualizada da Rakuten é arquitetada no modelo OpenRAN: uma espécie de infraestrutura de código aberto, que a torna universal e livre para conexão de outras operadoras, independentemente da empresa por trás da implantação. "O RAN aberto e virtualizado em nossa rede 5G agora está totalmente em contêiner. Essa inovação traz o cloud-stack da teoria à prática", afirmou Amin sobre a infraestrutura.

Reprodução

Tareq Amin, Chefe de Tecnologia da Rakuten, apresenta a infraestrutura 5G virtualizada da operadora. Foto: Rakuten/Divulgação

Amin também comenta sobre outras características técnicas da rede, como a utilização da estrutura 5G de baixa frequência (sub-6Ghz) e do uso do sistema de múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) para propagação do sinal. "Conseguimos implantar as primeiras unidades massivas de rádio MIMO do mundo em ondas milimétricas (28 Ghz) e Sub-6 Ghz (3,7 GHz), e todas as cargas de trabalho de RAN 5G estão sendo executadas na mesma pilha de software em contêiner para RAN Aberta e Virtualizada."

Em termos de mercado, a grande vantagem da implantação é que ela não tem aumento de custo para o usuário que já utiliza a rede 4G da Rakuten. É o que comenta o diretor-executivo da empresa, Mickey Mikitani “Menos de seis meses desde o lançamento comercial em grande escala da primeira rede móvel totalmente virtualizada do mundo, hoje a Rakuten Mobile dá mais um passo à frente para transformar a indústria móvel: estamos oferecendo aos clientes 4G e 5G combinados em um plano simples pelo mesmo preço do 4G”.

Fonte: Mobile Time

Internet 5G Japão
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você