Pandemia freia ofertas de empregos para desenvolvedores Python

No entanto, entrevistas de emprego para desenvolvedores de aplicativos móveis e da web aumentaram 61% desde o início de março

Da Redação, editado por Liliane Nakagawa 16/08/2020 09h00
Python
A A A

Apesar de liderar o ranking das 10 melhores linguagens de programação de 2020 pela IEEE Spectrum, o mercado para especialistas da linguagem Python parece ter perdido um pouco o fôlego com a pandemia do coronavírus. De acordo com a plataforma de contratação de desenvolvedores online HackerRank, as entrevistas de emprego para programadores Python caiu 27% desde 1º de março.


O resultado negativo surpreende já que os cientistas de dados têm preferido Python a outras linguagens como Java e PHP. Além disso, ela é frequentemente utilizada em domínios de alto nível (como o machine learning) e é bastante procurada por estudantes de linguagem de programação.

 

shahadat-rahman-gnyA8vd3Otc-unsplash-1.jpg

Mesmo com aumento de entrevistas para desenvolvedores de aplicativos móveis e da web, ofertas de emprego para cientistas de dados especializados em Python cai durante a pandemia. Foto: Unsplash

 

A queda, no entanto, contrasta com resultados positivos do setor. Entrevistas para desenvolvedores de aplicativos móveis e da web aumentaram 61% desde o início da pandemia, sugerindo que outras linguagens de programação possam estar emergindo. Além disso, a procura por estagiários no campo de TI aumentou consideravelmente, com crescimento de 2.235% de entrevistas.

"Todas as empresas que esperam sair desta pandemia foram forçadas a criar ou melhorar sua presença online, ou arriscam perder uma onda sem precedentes de novos usuários", disse o CEO da HackerRank, Vivek Ravisankar.

TI sofre com pandemia

Apesar da ascensão positiva de alguns segmentos da linguagem de programação durante a pandemia, quando comparados aos números do ano passado, observa-se uma queda brutal.

Dados do site de recrutamento americano Indeed apontam que novas publicações de vagas para cientistas de dados em julho caíram 43%, quando comparadas ao mesmo mês do ano passado. Já as oportunidades para setor de TI sofreram queda de 36% desde o começo de 2020, ultrapassando o déficit das ofertas gerais de trabalho, que despencaram em 21% no ano.

postings-tech-vs-all.png

Ofertas de emprego do setor de TI sofrem quedas bruscas desde o começo do ano. Foto: Divulgação/Indeed

 

É certo que alguns resultados positivos do segmento de programação durante a pandemia não devem causar euforia ao setor, que enfrenta dificuldades com a chegada da Covid-19. Para Ravisankar, os dados são confusos na melhor das hipóteses e inúteis tendo em vista as circunstâncias particulares vivenciadas pelo mundo.


Via: ZDNet


TI vagas de emprego Python linguagem de programação
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você