Siga o Olhar Digital no Google Discover
O seu feed de notícias do Facebook se transformou em um fluxo de atualizações de páginas, links, memes e vídeos compartilhados? Isso está acontecendo porque as pessoas estão postando menos atualizações pessoais do que antes.
Ofertas
Por: R$ 19,90
Por: R$ 819,00
Por: R$ 22,90
Por: R$ 2.240,00
Por: R$ 1.998,89
Por: R$ 2.498,89
Por: R$ 404,90
Por: R$ 129,90
Por: R$ 412,69
Por: R$ 593,00
Por: R$ 3.598,94
Por: R$ 469,00
Por: R$ 5.610,00
Por: R$ 88,50
Por: R$ 19,99
Por: R$ 449,00
Por: R$ 597,00
Por: R$ 209,90
Por: R$ 499,00
Por: R$ 720,00
Por: R$ 1.481,05
Por: R$ 999,00
Por: R$ 419,00
Por: R$ 2.315,00
Por: R$ 379,00
Por: R$ 1.616,02
Por: R$ 788,40
Por: R$ 179,90
Por: R$ 1.200,00
Por: R$ 3.999,00
Por: R$ 1.319,00
Por: R$ 2.759,00
Por: R$ 199,00
Por: R$ 166,19
Por: R$ 399,00
Por: R$ 132,00
Por: R$ 1.999,00
Por: R$ 473,00
Um relatório divulgado pelo site The Information mostra que os compartilhamentos de uma forma geral no Facebook caíram 5,5% entre 2014 e 2015 no mundo todo. Já as atualizações pessoais, como pensamentos e o que os usuários estão fazendo, caíram 21% no período.
No início de 2016, esse tipo de post registrou queda de 15%. A redução de compartilhamento de atualizações se deu principalmente entre os usuários com menos de 30 anos.
Para tentar reverter essa situação, o Facebook montou uma equipe em Londres para ajudar a desenvolver uma estratégia para impedir esse declínio. Os posts originais são as publicações mais importantes para a empresa, pois geram engajamento dos usuários.
Apesar disso, a queda nas mensagens originais não representa uma ameaça iminente, uma vez que o número de usuários continua crescendo e o Facebook tem encontrado outras maneiras de fazer as pessoas interagirem com o feed, caso dos vídeos virais e ajustes de algoritmos. Mas, caso os usuários não sintam necessidade de contribuir com seu próprio conteúdo, ao longo do tempo, as mensagens tendem a ficar menos atraente, fazendo as pessoas abandonarem a rede social.
Segundo o relatório, alguns fatores podem estar contribuindo para a redução nos posts originais. Um deles são os aplicativos de mensagens, que permitem que os usuários interajam entre si mais rapidamente. Além disso, o crescimento no número de amigos que as pessoas têm na rede social cria a sensação de um lugar menos íntimo e muitos usuários não se sentam a vontade de compartilhar informações pessoais.