Olhar Digital Pro

Samsung

Samsung perde espaço, mas domina quase 40% do mercado de smartphones no Brasil

Juliana Américo, editado por Marcelo Gripa 26/02/2016 11h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A Samsung lidera o mercado de smartphones no Brasil. A sul-coreana respondeu por 38,2% das vendas de telefones inteligentes no país em 2015, segundo um levantamento realizado pela consultoria Gartner a pedido do Olhar Digital.

O segundo lugar do ranking é ocupado pela Lenovo, com 19% de participação – vale lembrar que a empresa adquiriru a Motorola há um ano, garantindo o terceiro lugar entre as maiores fabricantes de smartphones do mundo –, seguida pela LG (13,6%) e pela BLU Products (9,4%). A Apple, grande concorrente mundial da Samsung, detém somente 4,5% do mercado brasileiro. As outras empresas do setor representam os 15,3% restantes.

Mesmo sendo líder do mercado, a Samsung não tem muito o que comemorar. A participação da empresa no setor vem caindo nos últimos anos: em 2014, seu market share era de 41,8%, enquanto que em 2013, a empresa concentrou 52,2% das vendas no país.

Confira:

Vendas em 2015
Samsung - 38,2%
Lenovo (controladora da Motorola) - 19%
LG Eletronics - 13,6%
BLU Products - 9,4%
Apple - 4,5%
Outros - 15,3%

Vendas em 2014
Samsung - 41,8%
LG Eletronics - 19,2%
Motorola - 8,7%
Apple - 6,1%
Outros - 20,6%

Vendas em 2013
Samsung - 52,2%
LG Eletronics - 18,2%
Apple - 6,2%
Motorola - 6,1%
ZTE - 4,6%
Outros - 15,3% 

O Android, claro, segue sendo o sistema operacional mais usado no Brasil. O relatório Smartphone Market in Brazil 2015-2019 da Technavio mostra que, em 2015, 77,8% dos aparelhos rodavam o sistema do Google. Outros 13,9% eram baseados em iOS, 3,4% em Windows Phone e os demais 4,9% em outros sistemas operacionais. 

Dados da Cisco revelam que, no ano passado, havia 170,7 milhões de usuários móveis no Brasil, o que representa 82% da população do país – um aumento de 2% comparado aos 166,6 milhões em 2014. O número de smartphones no período cresceu 23%.

Mercado

Apesar do número expressivo de aparelhos, o mercado apresentou queda de vendas no ano passado. De julho a setembro de 2015, aproximadamente 10.753 milhões de celulares inteligentes foram vendidos, 25,5% a menos na comparação com o mesmo período de 2014, segundo a IDC.

Somando com a categoria de "feature phones", os modelos básicos sem acesso à internet, foram cerca de 11.710 milhões de aparelhos comercializados, 35% a menos do que no terceiro trimestre de do ano anterior.
Mercado Apple Smartphones Brasil Negócios Samsung LG Lenovo
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você