Compartilhe com seus seguidores
A A A

Ano de nascimento afeta vulnerabilidade a gripe

Roseli Andrion 03/02/2020 21h00

Quando chega a temporada da gripe, algumas pessoas ficam muito doentes e outras, mesmo que tenham contato com elas, não sofrem com a doença. Segundo uma pesquisa recente da Universidade McMaster, no Canadá, essa vulnerabilidade ao vírus pode ter relação com o ano de nascimento de cada um.

Isso porque o subtipo da enfermidade com o qual uma pessoa tem contato desde cedo afeta todo o seu sistema imunológico. É comum que os dois tipos de influenza A, H1N1 e H3N2, se revezem: um circula em uma temporada e o outro na seguinte. Então, diferentes pessoas teriam contato inicialmente com o primeiro e outras com o segundo.

Na temporada da gripe 2018/2019, ambos ocorreram, mas em diferentes momentos. Isso permitiu que os pesquisadores coletassem dados para investigar a relação entre idade, subtipo a que os indivíduos foram expostos pela primeira vez e vulnerabilidade a H1N1 e H3N2.

As conclusões da pesquisa podem ser valiosas para que as autoridades de saúde pública se preparem para epidemias. Afinal, esse conhecimento vai permitir determinar qual dado demográfico corre maior risco, a depender do subtipo que circula em cada época.

Saúde gripe
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você