Compartilhe com seus seguidores
A A A

Brasil vai mapear geneticamente a população

Henrique Freitas, editado por Liliane Nakagawa 10/12/2019 20h12

Google Cloud, Dasa, Illumina e USP trabalham juntas para criar o primeiro projeto de sequenciamento genético do país. Iniciativa intitulada de "DNA do Brasil", terá como objetivo sequenciar em escala o genoma da população brasileira. Ao gerar um banco de dados completo, o projeto permitirá uma melhor compreensão sobre o desenvolvimento da diversidade genética do brasileiro por gerações.

O estudo contribuirá para pesquisas nas áreas de medicina, antropologia e história das comunidades científicas locais e, futuramente, globais. O objetivo final é sequenciar o genoma de 15 mil brasileiros. Atualmente, a China e os Estados Unidos já possuem mais de 1 milhão de genomas registrados.

O Instituto Broad, centro de pesquisa genômica vinculado à Universidade Harvard e ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, leva cerca de 10 minutos para realizar o processo de sequenciamento. Entretanto, por se tratar de um projeto novo e de alto custo, o procedimento levará 24 horas para ser concluído no Brasil.

Medicina Brasil USP dna genética google cloud sequenciamento genético genomas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você