Compartilhe com seus seguidores
A A A

Cachorro aprende a 'falar' usando tecnologia

Henrique Freitas, editado por Roseli Andrion 11/11/2019 21h20

Todo dono de um animal de estimação jura de pés juntos que consegue manter uma conversa com seu pet e que ele é capaz não só de entender o que falamos como, de certa forma, responder. Mas e se seu cachorro pudesse falar, o que ele diria? É o que Christina Hunger, uma patologista norte-americana especializada em fala e linguagem, tentou descobrir.

Christina trabalha com Sistemas Alternativos de Comunicação, usados para possibilitar que pacientes com dificuldades de fala se comuniquem com o mundo. Muitas vezes estes sistemas são quadros com ícones que, quando pressionados, produzem uma palavra correspondente. A ideia de Christina foi ver como sua cadela Stella, com um ano de idade, se comportaria diante de um sistema similar.

Com muito treino, a cadela rapidamente aprendeu a usar o botão para pedir para sair de casa. Sua dona então começou a adicionar botões com mais palavras. O mais surpreendente foi quando a cadela começou a combinar palavras, formando frases para se expressar melhor. Coisas como “quero passear lá fora” e “quero comida”.

Segundo Christina, a cadela já está em um nível em que usa tanto frases compostas quanto palavras simples para se expressar: em um dia, Stella é capaz de falar 20 vezes, usando 11 palavras diferentes do sistema. De acordo com pesquisas um cão entende em média 165 palavras, podendo chegar a um vocabulário de 250 palavras.

comunicação Tecnologia cachorro
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você