Compartilhe com seus seguidores
A A A

Caminhão elétrico e sem motorista ganha ruas da Suécia

Beatriz Trevisan, editado por Renato Santino 17/05/2019 21h00

Ele está sendo chamado por muitos de o futuro do transporte de cargas. Esse caminhão diferentão, que muita gente acha que lembra um Stormtrooper de Guerra nas Estrelas, é um veículo totalmente elétrico e controlado à distância. Com essas características, não dá para dizer que ele é um veículo autônomo porque existe um operador humano na jogada. A questão é que ele não tem um motorista – o operador fica numa central e pode, aliás, controlar até 10 caminhões como esse simultaneamente.

O veículo recebeu autorização para operar comercialmente e transportar cargas na Suécia nesta semana. Por enquanto, ele precisa seguir um trajeto pré-definido, que evita vias mais movimentadas – mas a tendência que essas limitações sejam diminuídas aos poucos, à medida que a operação se mostre segura. Tudo é feito usando um sistema que mistura satélite, sistemas de detecção de objetos, câmeras, radares a laser e conexão via celular. O caminhão recebeu o nome de T-Pod e, em breve, de ganhar espaço também na Alemanha e na Dinamarca. Ao contrário do que pode parecer, a iniciativa de colocar esse veículo para rodar não tem a ver apenas com redução de custos das empresas. Acontece que nesses países há uma escassez de mão de obra – e está cada vez mais difícil contratar caminhoneiros...

transporte carros autônomos
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você