Compartilhe com seus seguidores
A A A

Caminho livre para EUA usarem base de Alcântara

Luiza Tozzato, editado por Renato Santino 21/08/2019 21h00

Os Estados Unidos poderão usar a base de Alcântara, no Maranhão, para fazer o lançamento de satélites e foguetes. O acordo entre Brasil e o governo norte-americano foi aprovado hoje pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Agora, o acordo precisa ser confirmado pelo Congresso Nacional.

De qualquer forma, o texto vai ser analisado ainda por outras duas comissões: a de Ciência e Tecnologia e a de Constituição e Justiça antes de seguir para votação no plenário da Câmara. Se o documento for aprovado, segue para votação no Senado.

O acordo de salvaguardas tecnológicas entre Brasil e EUA foi assinado em março pelo presidente Jair Bolsonaro durante uma viagem para Washington. O acordo determina que o local da base no Maranhão continua sob jurisdição do governo brasileiro. Como parte do acordo, o Brasil vai receber recursos para investir no Programa Espacial Brasileiro. Mas, segundo o texto, o dinheiro recebido não poderá ser usado na compra, produção, teste de mísseis.

Satélites Brasil foguete foguete estados unidos Base de Alcântara
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você