Compartilhe com seus seguidores
A A A

De cultura a segurança, saiba como mapas colaborativos ajudam no dia-a-dia

Redação Olhar Digital 07/04/2018 19h00

Aplicativos de mapas como o Google Maps podem ser bem úteis se você estiver procurando um restaurante, por exemplo. Mas e se você quiser saber se as ruas perto daquele restaurante são seguras? O Maps pode não te dizer isso, mas há outros aplicativos de mapas voltados só para isso. E assim como o mapa do Google, eles são construídos de maneira colaborativa pelos usuários.

Em termos de segurança, há aplicativos como o Onde Fui Roubado. O app permite que os usuários indiquem, nos mapas, os locais em que sofreram furtos ou roubos. Assim, outras pessoas conseguem ver quais são as áreas mais perigosas da região. Também é possível configurar o aplicativo para emitir notificações caso algum crime ocorra perto de sua região. E as autoridades também podem consultar esses dados para direcionar seu policiamento.

Outra solução interessante nesse sentido é o Auto Alerta, voltado especificamente para furtos e roubos de veículos. O aplicativo permite que você cadastre seu carro ou moto em sua base de dados, incluindo até mesmo fotos. Caso alguém que usa o aplicativo tenha o veículo roubado, todos os outros usuários são alertados. Assim, se alguém vir o carro ou moto transitando pela cidade, pode marcar o local onde o viu. Isso auxilia na localização de carros roubados, e também pode ajudar a identificar os responsáveis.

Em alguns casos, o mais importante é a preservação da própria vida. E felizmente, para quem mora em áreas muito violentas, há aplicativos voltados para isso também. É o caso dos apps “Fogo Cruzado” e “Onde Tem Tiroteio”. Como o nome indica, eles são mapas colaborativos que mostram eventuais trocas de tiro que aconteçam na cidade. Com a ajuda dos usuários, eles conseguem informar se a região já foi pacificada e se houve vítimas. É triste que recursos como esses ainda sejam necessários, mas pelo menos é bom que eles existam.

Google Maps
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você