Dia Internacional da Privacidade de Dados; saiba por que isso interessa a você

Vinicius Szafran, editado por Liliane Nakagawa 28/01/2020 20h12
Privacidade
Clique aqui para assistirDia Internacional da Privacidade de Dados; saiba por que isso interessa a você
A A A

No mundo digital, os bens mais valiosos são os dados. Seja para empresas, seja para usuários, as informações têm importância fundamental. Por isso, protegê-las é essencial. E isso passa pela conscientização.

Hoje, 28 de janeiro, é o Dia Internacional da Privacidade de Dados. Essa data foi instituída em 2006 como forma de intensificar a disseminação de informação e a conscientização sobre o assunto.

No Brasil, já existe legislação que protege a privacidade de dados. Um bom exemplo é o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor, que diz que o cliente deve ter acesso às informações sobre si mesmo armazenadas por um estabelecimento.

Além dessa norma, há outras, mas elas estão espalhadas em diferentes códigos e não agrupadas em um único lugar. Isso vai ocorrer a partir de agosto, quando entrar em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD.

Na maioria das vezes, o uso dos dados não deve preocupar o usuário. Isso porque é a partir dessas informações que ele é identificado. O que deve ser combatido é o abuso na utilização desses dados.

Pense, por exemplo, no cadastro de aposentados. Se por um lado o governo precisa dos dados dos beneficiários para fazer o pagamento mensal a eles, por outro essas informações não podem ser comercializadas sem autorização.

Vale, então, ficar atento à forma como seus dados são utilizados, mas saber que é o acesso a eles que o insere na sociedade como cidadão.

privacidade Banco de Dados vazamento de dados armazenamento de dados falha de privacidade Dados proteção de dados coleta de dados
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você