Compartilhe com seus seguidores
A A A

Drone desvia sozinho de objetos

Beatriz Trevisan, editado por Renato Santino 16/05/2019 21h00

Drones são veículos ágeis e versáteis. Mas, também, são bastante frágeis. Podem ser derrubados facilmente, caso sejam atingidos ou colidam com qualquer objeto. Mas, essa deficiência pode ficar no passado, graças a uma nova técnica criada na Universidade de Zurique, na Suíca. No vídeo dá para ver que eles conseguiram criar um drone que, sozinho, é capaz de detectar e desviar de objetos. O segredo está no tipo de câmera que equipa o aparelho.

Chamada de câmera de eventos, diferentemente das câmeras tradicionais, que enviam todo o sinal de vídeo para um controlador, a câmera de eventos só manda informação quando há realmente uma alteração em seu campo de visão. Com isso, o tempo de resposta do aparelho cai consideravelmente, tornando possíveis os desvios de objetos. A operação ainda não é perfeita: o drone tem dificuldades para desviar de objetos que também estejam em movimento. Muito do problema está no motor, que ainda precisa ganhar mais velocidade no tempo de resposta. De qualquer modo, a experiência da Universidade é atualmente o melhor exemplo de um sistema que evita colisões automaticamente – algo que pode parecer até simples para um operador humano, mas que é extremamente complexo quando pensamos em veículos autônomos. Especialmente veículos voadores.

drones
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você