Estreia hoje a 1ª casa colaborativa do Brasil; conheça

O Wikilab é um projeto da Universidade Federal do ABC que pode revolucionar a construção civil. Usando tecnologia livre e placas de madeiras de impressão 3D, a iniciativa arrecadou fundos através de financiamento coletivo e tem todas as especificações técnicas e instruções disponibilizadas no portal Github. A inauguração acontece nesta sexta-feira, sendo a primeira construção colaborativa permanente no Brasil.

A casa é feita com painéis de Tiras de Madeira Orientadas que são cortadas em máquinas CNC ou a laser. No processo, cada pedaço é identificado com um número para facilitar a montagem. Ah, e não é preciso nem usar pregos, já que tudo é pensado especificamente para o encaixe das placas, estando todas as orientações e comandos de máquinas publicados online. A ideia é qualquer pessoa possa acessar os detalhes, contribuir com adaptações e construir a sua própria residência.

O projeto da UFABC foi inspirado na WikiHouse, uma casa colaborativa construída em Londres, mas os pesquisadores tiveram que adaptar a construção para as condições climáticas do Brasil. Na Universidade, o espaço vai abrigar o LabLivre, que é o laboratório de tecnologias livres, mas pode ser adaptado para outras finalidades como moradia e centros comunitários. Nessa primeira fase, o projeto arrecadou 72 mil reais para a pesquisa e desenvolvimento, mas a expectativa é que o custo caia para abaixo dos 40 mil reais ao entrar em produção em maior escala. A equipe, inclusive, já recebeu contatos e propostas de organizações interessadas em levar o projeto para fora dos muros da universidade.

A BlackFriday está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ