Inseto robótico anda até duas horas sem bateria

Acsa Gomes, editado por Elias Silva 24/08/2020 20h12
Robô com reserva de gordura
Clique aqui para assistirInseto robótico anda até duas horas sem bateria
A A A

Uma das principais dificuldades no desenvolvimento de robôs é seu alto consumo de energia. E, quando se trata de microrrobôs, é pior ainda, pois quanto menor a bateria, menos energia ela é capaz de fornecer.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, a USC, conseguiu contornar o problema. Eles criaram o minúsculo RoBeetle, um inseto robótico autônomo capaz de se locomover por até duas horas carregando o dobro de seu peso sem nenhuma bateria.

Os cientistas explicam que os micromúsculos do RoBeetle são feitos d e uma liga de níquel-titânio que encolhe e expande com mudanças de temperatura. Esses são revestidos com platina que, quando entra em contato com metanol, provoca combustão. Isso produz calor e faz que a abertura deslize, regule o fluxo de combustível e movimente o microrrobô.

Por enquanto, o RoBeetle só se move para a frente. Sua velocidade não é ajustável e, depois que ele começa a andar, só para se quebrar ou se acabar o combustível. A ideia por trás dele, entretanto, é inovadora, e seus criadores afirmam que ele pode servir de modelo para microrrobôs capazes de locomoção aérea.

Tecnologia Inseto robô
Assinar newsletter
Assine nossas newsletters e receba conteúdos em primeira mão
enviando dados - aguarde...
Parabéns! Sua assinatura foi recebida com sucesso!
Atenção: Em instantes você receberá um email de confirmação da assinatura. Para efetivá-la, clique no link de confirmação que você receberá. Verifique também sua caixa de SPAM, pois por se tratar de um email automático, seu servidor de emails poderá identificar incorretamente a mensagem como não solicitada.
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!.

Recomendados pra você