Compartilhe com seus seguidores
A A A

Na Estônia, a internet é considerada um direito social

Roseli Andrion 02/11/2019 19h00

*De Talin, na Estônia

Na tecnológica Estônia, só há três situações em que o comparecimento a um órgão público é necessário: para se casar, para se divorciar e para vender um imóvel. O motivo? Essas são ocasiões em que é preciso ter certeza de que o indivíduo realmente quer tomar aquela decisão — por isso, sua presença física é essencial. 

O governo do país definiu que o acesso à internet é um direito social. Assim como água e luz são fundamentais para a vida moderna, a internet também o é. Ter um pacote de dados com acesso ilimitado não custa mais do que 10 € e, em locais públicos, como supermercados, restaurantes e cafés, qualquer visitante pode desfrutar de wi-fi rápido sem ter de pedir a senha ou consumir algo. 

Desde 2005, o país tem eleições online. O sistema, chamado de i-Voting, pode ser usado de qualquer parte do mundo — basta ter um ID estoniano válido. O processo de votação é realizado antes da eleição em si, no período pré-eleitoral. Nesse intervalo de tempo, o eleitor pode mudar o voto quantas vezes quiser.  

A ideia é garantir que ele, de fato, escolha o candidato de sua preferência, sem interferência externa — e que, se houver alguma intervenção, ele possa refazer o voto. Todas as soluções digitais adotadas no país buscam economizar dinheiro e tempo. Somente na eleição mais recente do país, o tempo acumulado economizado foram 11 mil dias úteis. 

Estar fora do país e, ainda assim, poder exercer seu direito de voto é um dos pilares dessa proposta. Mesmo assim, quem preferir ir a uma das 444 estações eleitorais, pode fazê-lo das 9 da manhã às 8 da noite no dia da eleição se estiver na Estônia. Nesse caso, ele deve ir ao distrito eleitoral a que sua casa pertence. 

A viagem do Olhar Digital pela Estônia continua na próxima semana. Você vai saber sobre um dos programas de maior sucesso no país, o e-residency. Ele permite que indivíduos de qualquer nacionalidade se tornem cidadãos digitais estonianos. E muitos brasileiros já fazem parte dessa comunidade! 

Tecnologia Olhar Digital Plus leste europeu país digital Estônia Talin Olhar Digital no Leste Europeu
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você