Primeiras redes 5G entram em operação no mundo

Roseli Andrion, editado por Elias Silva 18/07/2020 19h00
China anuncia mensagem 5g
Clique aqui para assistirPrimeiras redes 5G entram em operação no mundo
A A A

Um marco. O mundo começou, em 4 de abril de 2019, a experimentar as redes 5G de telefonia celular em operação comercial. E quem teve a honra de apresentar a novidade ao mundo foram os norte-americanos. A operadora Verizon colocou para funcionar suas primeiras redes 5G em regiões de Chicago e de Minneapolis. Os primeiros consumidores a terem acesso às redes já conseguiram navegar na internet com velocidades próximas de 1 Gigabit por segundo. Mas, para conseguir acesso, os consumidores precisam ter em mão um aparelho compatível. No caso dos Estados Unidos, o único aparelho capaz de se conectar às redes 5G é o Moto Z3, devidamente equipado com um módulo chamado de MOD – que se acopla ao aparelho e oferece a conexão 5G. Vocês, que acompanham o Olhar Digital, puderam ver um aparelho como esse no final do ano passado, durante um evento que falava de 5G, e que contou com nossa cobertura no Havaí. Ainda esse ano, a operadora Verizon vai levar o 5G a mais 30 cidades do país. A partir da sexta-feira, o 5G comercial também chegou à capital da Coreia do Sul, Seul. Por lá, a diferença foi o aparelho: os coreanos começaram a acessar as redes 5G usando o Galaxy S10 5G, que já dá acesso à nova tecnologia, sem precisar de um acessório, como o Motorola.

Alguns relatos da mídia local, especialmente dos Estados Unidos, já dão uma ideia das primeiras impressões. Como era de se esperar, o primeiro dia de atividade das redes 5G nos Estados Unidos foi marcado por uma mistura de animação e frustração. Animação pelo lado da velocidade. Alguns testes realizados por veículos locais conseguiram registrar velocidades de quase 800 mega de download. Mesmo quando se pensa em conexão via fibra óptica, essa não é uma velocidade para qualquer um. O lado da frustração veio porque tanto em Minneapolis quanto em Chicago, a conexão ainda é bastante limitada a alguns poucos locais. E mesmo onde ela está disponível, ainda assim é instável. Esse é um problema já esperado. Quando o 4G chegou, tivemos situações similares. O que todos esperam é que o avanço das redes 5G venha logo – já imaginou ter quase 1 giga de velocidade de download na palma da mão? Como a gente disse no início, a chegada do 5G é um marco para a história da tecnologia. E esse novo capítulo acabou de começar.

Olhar Digital Olhar Digital Plus 5G tecnologia móvel
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você